Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2020

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato nos Passadiços do Paiva em Arouca


No dia 22 de Fevereiro de 2020 foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) na praia fluvial do Areinho, nos Passadiços do Paiva, concelho de Arouca.


Esta actividade fez parte do programa de uma acção de voluntariado de descasque de mimosas promovida pelo Arouca Geopark, Município de Arouca e ArcoRun.



O CERVAS agradece a todas as entidades envolvidas, pelo convite, interesse e apoio, mantendo a disponibilidade para futuras actividades em parceria.



Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato em Soure


No dia 21 de Fevereiro de 2020 foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) em Samuel, concelho de Soure.



Esta acção foi realizada em conjunto com o Centro Escolar (EB1) de Samuel, por iniciativa de um dos pais, e contou com a participação da comunidade escolar, pais e população local.



O CERVAS agradece a todos os envolvidos na acção e continua disponível para futuras iniciativas em parceria.



Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda na Figueira da Foz


No dia 21 de Fevereiro de 2020 foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) em Fontela, Figueira da Foz.



Esta acção foi realizada em parceria com o Centro de Estimulação Precoce (CEP) da Fontela da APPACDM da Figueira da Foz, após convite e apoio na organização por parte de um dos pais.



O CERVAS agradece o apoio a todos os envolvidos e continua disponivel para futuras acções em parceria.



28ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Universidade de Aveiro


Entre 14 e 16 de Fevereiro de 2020 decorreu na Universidade de Aveiro a 28ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.



Tal como no ano anterior este evento foi organizado pelo Núcleo de Estudantes de Biologia (NEB-AAUAv) com o apoio do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA).



O evento teve uma componente de palestras, nos primeiros dois dias, tendo sido o último totalmente prático, com o objectivo de permitir aos participantes o contacto com a identificação de uma grande variedade de espécies, causas de ingresso e técnicas básicas usadas no contexto da recuperação de fauna selvagem.



O CERVAS agradece o interesse, apoio e empenho do NEB-AAUAv, do Departamento de Biologia e da UA e continua disponível para futuras acções em parceria nos próximo anos.


Devolução à Natureza de 1 mocho-galego em Gouveia


No dia 16 de Fevereiro de 2020 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Gouveia.


Esta ave tinha ingressado no CERVAS sem lesões graves, provavelmente após colisão com alguma estrutura.


A acção de devolução à Natureza decorreu numa zona agrícola de Gouveia, com um grupo de pessoas que visitaram a região e que demonstraram interesse em conhecer o trabalho do CERVAS.



9ª edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela


Nos dias 8 e 9 de Fevereiro de 2020 decorreu a 9ª edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela.




Tal como nas edições anteriores, este evento foi organizado pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) / Município de Seia, CERVAS / ALDEIA e Aldeias de Montanha.




Durante o primeiro dia foram visitadas zonas agrícolas e ribeirinhas nas zonas baixas de Seia e Gouveia e no final da tarde decorreram palestras no CISE.






No início do segundo dia teve lugar nas instalações do CISE uma sessão de anilhagem de aves a que se seguiram mais saídas de campo, agora em várias zonas dos concelhos de Gouveia, Manteigas, Covilhã e Seia.





No total da actividade foram registadas 76 espécies diferentes de aves, com destaque para o falcão-peregrino (Falco peregrinus), o milhafre-real (Milvus milvus), o peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) ou a garça-branca-grande (Ardea alba).





Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato na Bio-Reserva Senhora da Alegria


No dia 1 de Fevereiro de 2020 o CERVAS participou numa acção de educação ambiental na Bio-Reserva Senhora da Alegria em Almalaguês, Coimbra, promovida pela Associação Milvoz.


A participação do CERVAS começou com uma breve oficina sobre Aves de Rapina Nocturnas, durante a qual foram apresentadas as diferentes espécies que ocorrem em Portugal e as suas principais características.


De seguida, já bem no coração desta recentemente criada reserva foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) que tinha estado em recuperação no CERVAS após colisão contra uma estrutura.


O CERVAS agradece o convite, felicita a Milvoz pelo excelente trabalho já desenvolvido e está disponível para futuras acções em parceria.


Fotos: Milvoz