Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2018

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda no Respira Vida em Gouveia


No dia 28 de Outubro de 2018 decorreu em Gouveia o evento Respira Vida, apresentado pelos projectos Respira Pilates e Eu Sou Dança, com o apoio de diversos parceiros.



No final de uma manhã preenchida com Pilates, Ballet infantil, Música e Conversas, foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) que esteve em recuperação no CERVAS devido a ter sido atropelada.



O CERVAS agradece o convite e felicita as pessoas e entidades que organizaram o evento, mantendo a disponibilidade e interesse em futuras acções em parceria.



Devolução à Natureza de 45 andorinhões


Até ao dia 26 de Outubro de 2018 o CERVAS recebeu 80 andorinhões, sendo que destes 73 estavam vivos no momento do ingresso no centro.




A maioria dos indivíduos (58) eram andorinhões-pálidos (Apus pallidus), sendo os restantes 22 andorinhões-pretos (Apus apus). A maior parte das aves eram crias (43) que tinham caído do ninho, sendo os restantes juvenis (15) e adultos (22) que tinham sofrido diversos tipos de acidentes, principalmente colisões contra estruturas.





Foi possível devolver à Natureza 45 andorinhões (62%), 29 pálidos e 16 pretos, após serem tratados e alimentados com insectos.





(notícia actualizada a 27-10-2018)


Observação de Aves em Bouça Cova


No dia 22 de Outubro de 2018 o CERVAS colaborou com a União de Freguesias de Alverca da Beira e Bouça Cova e Município de Pinhel na dinamização de uma actividade de observação de aves na albufeira de Bouça Cova.



O principal objectivo da acção foi dar a conhecer à população local a grande diversidade de aves de Bouça Cova, um local onde já foram registadas mais de 140 espécies e que é um dos mais interessantes pontos de observação de aves da Beira Interior.




Durante todo o dia foram realizadas várias sessões de observação de aves, com vários grupos, envolvendo instituições locais, crianças e educadores e restante população, tendo também decorrido um almoço comunitário.



Como complemento à actividade foi desenvolvida uma oficina sobre as aves de Bouça Cova que serviu para apresentar algumas das espécies mais emblemáticas do local, as suas características físicas e pormenores anatómicos.



No final foi devolvida à Natureza uma água-d´asa-redonda (Buteo buteo) que tinha sido atropelada e que esteve em recuperação no CERVAS durante cerca de 3 meses.




O CERVAS agradece o convite e o interesse de todas as entidades envolvidas e está interessado em continuar a contribuir para um cada vez maior conhecimento da biodiversidade de Bouça Cova e desenvolvimento do seu potencial pedagógico, de educação ambiental e turístico.


Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no V Aniversário da Charcos & Companhia em Vagos


No dia 20 de Outubro de 2018 o CERVAS participou nas comemorações do V Aniversário da Associação Charcos & Companhia em Ponte de Vagos, concelho de Vagos.



Durante a tarde decorreram várias actividades e no final do dia o CERVAS dinamizou uma breve oficina sobre aves de rapina nocturnas de seguida foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) que tinha sido atropelada.



O CERVAS felicita a Charcos & Companhia pelo aniversário e pelo trabalho desenvolvido e agradece o convite para a actividade.




Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato nos Passadiços do Paiva / Arouca Geopark


No dia 20 de Outubro de 2018 o CERVAS participou na actividade "Noite das Criaturas das Trevas" nos Passadiços do Paiva / Arouca Geopark.



Após uma oficina sobre aves de rapina nocturnas, foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) que tinha sido atropelada.



O CERVAS agradece ao Arouca Geopark pelo convite e continua disponível para participar em futuras iniciativas.



Autor: José Rodrigues

Devolução à Natureza de 3 grifos em Pinhel e Sabugal


Entre 22 de setembro e 16 de Outubro de 2018 foram devolvidos à Natureza 3 grifos (Gyps fulvus).




Estas aves juvenis tinham ingressado debilitadas e o processo de recuperação consistiu em alimentação, treino de voo e socialização com outros abutres.





As devoluções à Natureza decorreram em Pinhel e no Sabugal, sendo que a última decorreu durante uma actividade de comemoração do aniversário da Reserva Natural da Serra da Malcata.


Foto: José Conde

Foto: José Conde

Foto:José Conde