Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2019

Devolução à Natureza de 1 mocho-galego em Gouveia


No dia 14 de Dezembro de 2019 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Gouveia.



Esta ave tinha sido encontrada junto de uma estrada, provavelmente após ter sido atropelada, e apresentava falta de penas e feridas, provavelmente derivadas de tentativa de predação parte de algum animal.



O processo de recuperação consistiu em tratamento de feridas, recuperação das penas perdidas, alimentação e, no final, treino de voo e caça em contacto com outras aves da mesma espécie.



Palestras sobre a Fauna Selvagem em escolas de Gouveia


No dia 10 de Dezembro de 2019 o CERVAS e o Agrupamento de Escolas de Gouveia organizaram palestras sobre a fauna selvagem do concelho.


Estas acções decorreram nas escolas básicas de Gouveia e Vila Nova de Tazem e envolveram os alunos e professores do 5º ano, tendo sido realizada uma "viagem virtual" por vários espaços naturais de Gouveia, com apresentação de algumas das espécies de animais selvagens características de cada um deles.


O CERVAS agradece ao Agrupamento de Escolas de Gouveia, em especial à prof. Fátima Costa, pelo convite e oportunidade e continua disponível para futuras acções com estas e todas as outras escolas do concelho.


27ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu no Porto


Entre 6 e 8 de Dezembro de 2019 decorreu a 27ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.


Esta actividade foi organizada pelo Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto (NEBUP) e teve como objectivo disponibilizar aos estudantes e outros interessados informações sobre o modo de funcionamento dos centros de recuperação em Portugal e possibilitar o contacto e treino necessário para a realização de diferentes técnicas.


O evento teve componentes teóricas durante os primeiros dois dias e foi totalmente prático no terceiro dia, o que permitiu o contacto com diferentes espécies, causas de ingresso e treino de captura, exame físico e intervenções básicas necessárias para a recuperação de animais selvagens.


O CERVAS agradece ao NEBUP pela organização do evento e apoio ao trabalho do centro e continua interessado e disponível para futuras parcerias.


Oficina sobre Identificação de Cogumelos Silvestres na Escola Básica da Ponte das Três Entradas


No dia 25 de Novembro de 2019 decorreu na Escola Básica da Ponte das Três Entradas em Oliveira do Hospital mais uma oficina dedicada à identificação de cogumelos silvestres.



Tal como em anos anteriores, esta acção teve como principal objectivo disponibilizar informação à comunidade escolar sobre as bases científicas necessárias para uma correcta identificação de cogumelos silvestres, destacando também a importância destes seres vivos para o bom funcionamento das florestas.



O CERVAS agradece ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em especial à prof. Laura Costa, por mais este convite, oportunidade e apoio ao trabalho do centro.

O CERVAS recebeu a visita de estudantes de Biologia da Universidade de Aveiro


Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2019 o CERVAS recebeu a visita de estudantes de Biologia da Universidade de Aveiro.


Tal como em anos anteriores esta visita decorreu nas instalações do CERVAS e da Casa da Torre, tendo as restantes partes sido densenvolvidas em Fornos de Algodres, município com quem o CERVAS desenvolve uma parceria no âmbito do Turismo Ornitológico e Educação Ambiental.



Algumas das actividade desenvolvidas foram a realização de necrópsias a aves, no âmbito da cadeira de Ornitologia coordenada pelo Prof. António Luis, a devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua) e saídas de campo de observação de aves, parte delas incluidas no Fórum de Turismo de Natureza, organizado pelo Estrela Geopark e Município de Fornos de Algodres.



O CERVAS agradece ao Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e em especial ao Prof. António Luis por mais esta visita e oportunidade de divulgação do trabalho do centro e ao Município de Fornos de Algodres e Estrela Geopark pelo apoio na dinamização da acção. 


Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda com a REN e "Heróis de Toda a Espécie"


No dia 19 de Novembro de 2019 foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) na Escola Básica Domingos Abreu em Vieira do Minho.


Esta actividade foi organizada para a comunidade escolar pela REN e Município local, no âmbito do projecto "Heróis de Toda a Espécie", e o CERVAS colaborou através da dinamização desta acção de educação ambiental.


O CERVAS agradece o convite e continua disponível para futuras acções em parceria com a REN.


Saída de campo sobre cogumelos silvestres em Gouveia


No dia 9 de Novembro de 2019 decorreu em Gouveia mais uma saída de campo dedicada à identificação de cogumelos silvestres.



Tal como habitualmente, o principal objectivo da acção foi dar a conhecer as espécies de cogumelos que ocorrem na Serra da Estrela e capacitar os participantes com as bases científicas para a sua correcta identificação.



Durante a manhã foram visitadas as florestas da Mata da Cerca e do Curral do Negro e no final decorreu uma sessão de identificação no Parque de Campismo do Curral do Negro, a quem o CERVAS e o GAF, entidades organizadoras do evento, agradecem o acolhimento e colaboração.


Devolução à Natureza de 1 gavião na Escola Básica de Tourais - Paranhos


No dia 8 de Novembro de 2019 foi devolvido à Natureza um gavião (Accipiter nisus) na Escola Básica de Tourais - Paranhos em Seia.


Esta ave tinha colidido contra uma janela e, depois de recolhida, foi encaminhada para o CERVAS pelo SEPNA/GNR de Viseu.


O processo de recuperação foi rápido e passou pela resolução dos problemas neurológicos relacionados com o embate, alimentação e treino de voo.


O CERVAS agradece aos professores, professoras e alunos da Escola Básica de Tourais - Paranhos pelo interesse e pelo apoio ao trabalho do centro.