Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2019

Devolução à Natureza de 1 gavião com os Escuteiros de Gouveia


No dia 26 de Janeiro de 2019 o CERVAS recebeu a visita dos Escuteiros de Gouveia (CNE - Agrupamento 256).



Esta visita teve como principal objectivo apresentar aos jovens escuteiros algumas das espécies de animais selvagens existentes na região, dando a conhecer também o trabalho do CERVAS.



No final da visita foi devolvido à Natureza um gavião (Accipiter nisus) que tinha estado em recuperação no CERVAS após ter colidido com uma estrutura.


O CERVAS agradece aos Escuteiros de Gouveia pelo interesse e apoio ao trabalho do centro e está disponível para organizar acções em parceria no futuro.

Devolução à Natureza de 1 coruja-das-torres em Gouveia


No dia 20 de Janeiro de 2019 foi devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) em Gouveia.


Esta ave tinha sido recolhida no ninho de uma casa em obras, juntamente com outras crias, e o processo de recuperação consistiu em alimentação adequada, seguida de treino de voo e caça, sempre em contacto com outras aves da mesma espécie para socialização.


A coruja foi devolvida à Natureza numa zona agrícola com os padrinhos e madrinhas, que apoiaram o trabalho do CERVAS.


O CERVAS agradece às familias de padrinhos e madrinhas que visitaram o CERVAS, em especial ao Hugo Rolo pelo interesse e apoio.

Famílias de Padrinhos e Madrinhas visitaram o CERVAS


No dia 19 de Janeiro de 2019 o CERVAS recebeu a visita de várias famílias de padrinhos e madrinhas que há vários anos têm apoiado o trabalho do centro, mas que ainda não tinham conhecido as instalações.



Para além da apresentação do trabalho do centro e as diferentes linhas de acção, os visitantes tiveram a possibilidade de devolver à Natureza um corvo (Corvus corax) e uma gineta (Genetta geneta).



Finalmente, foi ainda realizada uma visita à Casa da Torre, onde foram apresentadas algumas das espécies que ingressam mais frequentemente no CERVAS e na área do Parque Natural da Serra da Estrela.



O CERVAS agradece a todos os visitantes pelo interesse e apoio ao trabalho do centro, em especial à Filipa Tomé, que tem sido incansável na divulgação e angariação de padrinhos e madrinhas! 

Oficina sobre Aves de Rapina Nocturnas na Escola Básica de Fornos de Algodres


No dia 16 de Janeiro de 2019 o CERVAS e o Município de Fornos de Algodres dinamizaram uma oficina de educação ambiental dedicada às Aves de Rapina Nocturnas com as crianças e professores da Escola Básica.


Esta acção foi um complemento a uma outra de devolução à Natureza de uma coruja-do-mato (Strix aluco) na qual as crianças tinham participado no ano anterior e permitiu aprofundar o conhecimento sobre as rapinas nocturnas e apresentar o projecto STRI.


Durante a manhã decorreram duas sessões durante as quais foram apresentadas as diferentes espécies de Strigiformes que ocorrem em Portugal, principais características físicas e foram desvendados alguns pormenores sobre o modo de vida destas aves, ainda desconhecidas para a maior parte das pessoas.


O CERVAS agradece ao Município e Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres pela colaboração e continua disponível e interessado em futuras acções em parceria.


Fotos: Hugo de Sousa