Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2017

Devolução à Natureza de 1 bufo-real em Pombal


No dia 19 de Dezembro de 2017 foi devolvido à Natureza um bufo-real (Bubo bubo) em Poios, Pombal.



Esta ave tinha sido encontrada no chão, incapaz de voar, e foi encaminhada para o CERVAS pelas particulares que a recolheram, através do SEPNA/GNR de Pombal e ICNF.


Foto: Pedro Alves

No momento do ingresso no CERVAS, no início de Outubro, verificou-se que o bufo apresentava uma fractura numa das asas provocada por tiro e o processo de recuperação consistiu em imobilização do membro afectado, enxerto de penas, alimentação, treino de voo e musculação.



A devolução à Natureza decorreu num local não muito distante de onde a ave tinha sido encontrada, com boas condições para a espécie, na presença das pessoas que recolheram o bufo e outras que colaboraram na sua recuperação e preparação da libertação.


Foto: Pedro Alves

O CERVAS agradece a todas as pessoas e entidades envolvidas no processo de recolha, encaminhamento e recuperação, e de forma especial ao Luis Silva e Pedro Alves pelo apoio na preparação da libertação do bufo.


Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda nas Oficinas de Natal da ANAS em Coimbra


No dia 19 de Dezembro de 2017 o CERVAS participou nas Oficinas de Natal promovidas pela Associação Nacional dos Animadores Sociais (ANAS) na Escola Superior Agrária de Coimbra.



A primeira parte da acção consistiu num debate com as crianças sobre o trabalho do CERVAS, as causas ingresso de animais no centro e algumas das problemáticas de conservação da fauna selvagem em Portugal.



De seguida foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) que tinha estado em recuperação no CERVAS após ter sofrido um atropelamento que lhe provocou fracturas em ambas as asas e numa das patas.



O CERVAS agradece mais uma vez à ANAS pelo constante interesse e apoio ao trabalho do centro e continua disponível para futuras acções em parceria.



O CERVAS participou nos mercados de Natal de Gouveia e Mangualde da Serra


Nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2017 o CERVAS participou nos mercados de Natal que decorreram em Gouveia e em Mangualde da Serra, respectivamente.





Em ambos os eventos o CERVAS dinamizou um espaço de divulgação do seu trabalho e de venda de alguns produtos elaborados pelos seus técnicos e voluntários, mas também outros resultantes de parcerias com pessoas e entidades locais, como é o caso do vinho do Dão "Mocho-galego" produzido pela Quinta da Espinhosa ou das compotas "Meles meles" produzidas pela Fruta Maluca, o mais recente dos produtos disponíveis.




No mercado de Mangualde da Serra foi também devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) na presença de alguns dos participantes no evento.



O CERVAS agradece o convite às entidades organizadoras de ambos os eventos e continua disponível para participar em próximas iniciativas.



21ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu em Gouveia e Seia


Entre 8 e 10 de Dezembro de 2017 decorreu em Gouveia e Seia a 21ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.



Esta actividade foi organizada pela Associação ALDEIA e, tal como nos anos anteriores, permitiu a várias dezenas de estudantes e profissionais de várias áreas ligadas à Medicina e Enfermagem Veterinária, Biologia e outras, conhecerem de perto o trabalho do CERVAS.



Os visitantes, que vieram de diversas zonas do país, ficaram também a conhecer as instalações da Casa da Torre, em Gouveia, onde decorreram as sessões teóricas de Sexta e Sábado, sobre identificação, conceitos e principios gerais de recuperação de fauna, instalações, captura e manipulação, e ainda de exame físico.



Durante a visita às instalações do CERVAS foi possível apresentar os diferentes espaços, discutir aspectos relacionados com o funcionamento, abordando de uma forma interactiva possíveis áreas de trabalho nas quais os participantes possam vir a colaborar no futuro, nomeadamente no caso dos estudantes universitários.



Esta visita, que foi acompanhada pela Beira Alta TV, incluiu a devolução à Natureza de um corvo (Corvus corax) que tinha estado em recuperação no CERVAS após ter sido resgatado de uma situação de cativeiro ilegal.



No Domingo, foi desenvolvida a componente prática do workhop, nas instalações do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, com o objectivo de praticar conceitos e técnicas apresentadas nas sessões teóricas. 




O CERVAS agradece a todas as entidades que mais uma vez contribuiram para que esta edição fosse um êxito, nomeadamente o CISE / Município de Seia, o Posto de Turismo / Município de Gouveia, Beira Alta TV, Notícias de Gouveia e ao Grupo Aprender em Festa (GAF).



Devolução à Natureza de 1 corvo em Gouveia


No dia 9 de Dezembro de 2017 foi devolvido à Natureza um corvo (Corvus corax) em Gouveia.



Esta ave tinha ingressado no CERVAS após ter sido resgatada de uma situação de cativeiro ilegal e apresentava a plumagem deteriorada e atrofia muscular.



O processo de recuperação consistiu em alimentação, treino de voo e socialização com outras espécies de aves durante vários meses, enquanto a ave procedia à muda de penas e se ia avaliando a melhoria das capacidades de voo.



A devolução à Natureza decorreu num local onde a espécie ocorre, na presença dos participantes na 21ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, antes da visita ao CERVAS que fazia parte do programa.