Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2018

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda com os Heróis de Toda a Espécie em Pombal


No dia 19 de Novembro de 2018 o CERVAS participou numa acção de educação ambiental promovida pela REN e Município de Pombal na Escola Básica de Vieirinhos.



Esta actividade foi organizada no âmbito do projecto Heróis de Toda a Espécie, da REN, com o qual o CERVAS tem colaborado.



No final de um dia cheio de actividades de educação ambiental para as cerca de 140 crianças das escola, dedicadas à biodiversidade de Portugal, foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda que tinha sido atropelada e recuperada no CERVAS.



O CERVAS agradece à REN por mais esta oportunidade de educação ambiental e de divulgação do seu trabalho, bem como pelo apoio ao centro, e às diversas entidades envolvidas na organização da acção.

Devolução à Natureza de 1 mocho-galego em Gouveia


No dia 17 de Novembro de 2018 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Gouveia.


Esta ave de rapina nocturna juvenil tinha sido atropelada e o processo de recuperação consistiu em tratamento dos problemas neurológicos, treino de voo, caça e socialização com outras aves da mesma espécie.


A devolução à Natureza decorreu numa zona agrícola na presença dos padrinhos da ave, a quem o CERVAS agradece o apoio no processo de recuperação.




Devolução à Natureza de 1 abutre-preto e 3 grifos na Malcata e Douro Internacional


Nos dias 25 de Outubro e 17 de Novembro de 2018 foram devolvidos à Natureza 3 grifos (Gyps fulvus) e 1 abutre-preto (Aegypius monachus).




Estas acções decorreram no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e na Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), respectivamente.





A acção do PNDI foi organizada pela Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), no âmbito do projecto LIFE Rupis, e contou com a presença de crianças e professores da Escola de Figueira de Castelo Rodrigo e várias entidades locais.



Na RNSM a acção contou com a colaboração dos vigilantes da Natureza dessa área protegida.





É de destacar o facto do abutre-preto ter sido marcado com emissor GPS pela Vulture Conservation Foundation (VCF), com a colaboração da ATNatureza.







Todas as aves eram juvenis que tinham sido encontrado debilitados, sendo de destacar o caso do abutre-preto, por ter sido encontrado numa zona urbana de Coimbra e encaminhado para o CERVAS pelo ICNF.





O CERVAS agradece a todas as entidades envolvidas nas diferentes etapas dos processos de recuperação, desde a recolha até à libertação, passando pela marcação e seguimento.

À descoberta dos cogumelos silvestres com os Jardins de Infância de Gouveia


Nos dias 13, 15 e 16 de Novembro de 2018 o CERVAS dinamizou diversas saídas de campo dedicadas à descoberta dos cogumelos silvestres com crianças de Gouveia.



Estas actividades decorreram na Mata da Cerca e no Parque Senhora das Verdes, com o Jardim de Infância de Gouveia e o da Associação Popular de Beneficência de Gouveia (ABPG), respectivamente, no âmbito do programa Eco-escolas.



O principal objectivo foi dar a conhecer algumas espécies de cogumelos silvestres, despertando a curiosidade das crianças sobre estes seres vivos e as suas relações com outros elementos da floresta, proporcionando momentos de contacto com a Natureza.



Numa das acções, no dia 16, as crianças tiveram ainda a oportunidade de devolver à Natureza um andorinhão-pálido (Apus pallidus), um dos ingressos mais tardios desta espécie de que há registo no CERVAS.



O CERVAS agradece aos jardins de infância de Gouveia e da ABPG pelo interesse e felicita as respectivas educadoras por continuar a promover actividades de descoberta da Natureza com as crianças. 

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato com o Instituto de Gouveia - Escola Profissional


No dia 14 de Novembro de 2018 foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) em Gouveia, com estudantes e professores do Instituto de Gouveia - Escola Profissional (IG).



Esta ave de rapina nocturna tinha estado em recuperação no CERVAS após ter sido atropelada e a devolução à Natureza decorreu durante um dia de actividades ao ar livre organizado pelo IG.



O CERVAS agradece ao IG pelo convite e pelo apoio ao trabalho do centro através da organização de actividades de angariação de fundos, ficando a disponibilidade e interesse em mais parcerias no futuro.


O CERVAS participou no AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2018 em Ovar


No dia 11 de Novembro de 2018 o CERVAS participou no 14º Encontro de Fotografia AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2018 que decorreu em Ovar.



Este excelente evento foi organizado pela Associação Juvenil Amigos do Cáster (AJAC) e contou com a participação de vários fotógrafos nacionais e estrangeiros.



O CERVAS foi convidado a apresentar uma palestra sobre o seu trabalho, tendo como base uma exposição de 20 fotografias maioritariamente constituida por trabalhos dos fotógrafos profissionais Artur Vaz Oliveira e Gonçalo Costa, que têm colaborado com o centro há vários anos.



Esta exposição "Animais Selvagens em Recuperação no CERVAS e outras Histórias" foi preparada com o apoio da AJAC e dá a conhecer as várias etapas dos processos de recuperação de fauna selvagem e as linhas de trabalho desenvolvidas em paralelo, recorrendo a algumas histórias e casos.



O CERVAS agradece à AJAC, e em especial ao Carlos Ramos, pelo convite e interesse no trabalho do centro e pelo apoio e empenho na preparação da exposição fotográfica, que será uma excelente ferramenta de divulgação e educação ambiental. O centro agradece também ao Artur Vaz Oliveira e ao Gonçalo Costa pelas excelentes fotografias e colaboração ao longo dos anos.

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda em Seia


No dia 7 de Novembro de 2018 foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) na Escola EB2 Guilherme Correia de Carvalho em Seia.



Esta acção decorreu após o a hastear da bandeira verde do programa Eco-escolas e decorreu durante um intervalo da manhã, na presença de crianças, professores e funcionários da escola.



No final decorreu uma aula sobre aves, com destaque para as rapinas diurnas, com uma turma do 8º ano, que está a desenvolver trabalhos na área do Eco-escolas.



O CERVAS agradece o convite e está disponível para continuar a colaborar com o Agrupamento de Escolas e Município de Seia na área da Educação Ambiental e outras relacionadas.