Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2019

Devolução à Natureza de 1 bútio-vespeiro em Gouveia


No dia 20 de Setembro de 2019 foi devolvido à Natureza um bútio-vespeiro (Pernis apivorus) em Gouveia.


Esta ave juvenil, de uma espécie que é um importante elemento de controlo da invasora vespa-asiática (Vespa velutina), tinha ingressado no CERVAS debilitado, possivelmente devido ao facto de estar em migração para África.


O processo de recuperação consistiu em alimentação e treino de voo, da forma mais rápida possível, a tempo de libertar a ave durante o período de ocorrência da espécie em Portugal.



O CERVAS participou n´"O Turno da Noite" no Centro Ciência Viva do Alviela.


No dia 14 de Setembro de 2019 o CERVAS participou na actividade "O Turno da Noite" organizada pelo Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio.



A primeira parte da actividade consistiu em palestras sobre morcegos, carnívoros e aves de rapina nocturnas, sendo esta última a cargo do CERVAS.



De seguida foi realizada uma saída de campo para observação e identificação de animais nocturnos, que começou com a devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua) que tinha estado em recuperação no CERVAS.




O CERVAS agradece ao Centro Ciência Viva do Alviela pelo convite e oportunidade de divulgação do trabalho do centro e está disponível para futuras acções e parceria.




Devolução à Natureza de 1 gavião com a Federação Distrital da Guarda da Juventude Socialista


No dia 18 de Agosto de 2019 o CERVAS recebeu a visita de representantes da Federação Distrital da Guarda da Juventude Socialista, no âmbito do programa "O Interior é Juventude".



Durante a visita foram apresentadas a história, as instalações e o trabalho do centro, as dificuldades com que se tem deparado, mas também os objectivos e os planos para o futuro.



No final foi devolvido à Natureza um gavião (Accipiter nisus) que tinha estado em recuperação, após corte da árvore onde se encontrava no ninho.


O CERVAS agradece à Federação Distrital da Guarda da Juventude Socialista pelo interesse e apoio na divulgação do trabalho do centro.

O CERVAS participou no Festival da Água 2019 em Aldeias, Gouveia


No dia 17 de Agosto o CERVAS participou na edição de 2019 do Festival da Água em Aldeias, Gouveia, um evento organizado pela Liga Humanitária Social e Cultura de Aldeias (LHSCA) em colaboração com várias entidades locais.



Durante a tarde foi dinamizada uma saída de campo para observação de aves, com o objectivo de dar a conhecer à população as espécies que ocorrem na aldeia, e ao início da noite foram devolvidas à Natureza aves de rapina nocturnas.


A primeira foi uma coruja-das-torres (Tyto alba), que foi libertada pela madrinha que tinha recebido o apadrinhamento da ave como prenda, sendo esta uma forma de apoiar o trabalho do CERVAS.



De seguida foram devolvidos à Natureza dois mochos-d´orelhas (Otus scops) juvenis, a tempo da sua migração para África.



O CERVAS agradece à LHSCA pelo convite e oportunidade de divulgação do trabalho do centro e está disponível para futuras acções em parceria. Fica também um agradecimento ao Filipe Patrocínio pela cedência de fotos e apoio ao CERVAS.