Devolução à Natureza de uma coruja-do-nabal
No dia 8 de Janeiro de 2021 foi devolvida à Natureza uma coruja-do-nabal (Asio flammeus) no Percurso de Salreu / Bioria.
Esta ave tinha sido encontrada por habitantes locais dentro de uma aldeia do concelho de Pinhel no final de Novembro de 2020 e entregue no CERVAS pelo SEPNA/GNR de Pinhel.
A causa de ingresso foi colisão contra uma estrutura, provavelmente uma janela ou porta de vidro, e a ave apresentava sintomas neurológicos relacionados com o trauma, descoordenação motora e desequilíbrio.
O processo de recuperação durou cerca de 1 mês e meio e consistiu em terapia específica e de suporte, bem como alimentação forçada na fase inicial, ao que se seguiu um período de treino de voo, em contacto permanente com outra ave (irrecuperável) da mesma espécie.
Como na zona onde a ave foi encontrada o habitat não é, pelo menos teoriamente, adequado à espécie, e há poucos registos da mesma nessa região, optou-se por devolver a coruja-do-nabal à Natureza em Salreu, onde há melhor habitat e onde há mais registos da espécie.
O CERVAS agradece a todas as pessoas envolvidas no resgate e preparação da devolução à Natureza desta que foi a primeira coruja-do-nabal que o centro libertou até ao momento.