Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2016

O CERVAS deseja Boas Festas!


Um Feliz Natal cheio de coisas boas e um 2017 cheio de alegria e de sucessos! 

O CERVAS participou no Mercadinho de Natal em Gouveia


No dia 17 de Dezembro de 2016 decorreu mais uma edição do Mercadinho de Natal em Gouveia e, tal como em anos anteriores, o CERVAS dinamizou um espaço de venda de material e divulgação do trabalho do centro.


Este evento foi promovido pelo Município de Gouveia e teve como objectivo dinamizar o centro da cidade, promover e divulgar as iniciativas locais.


O CERVAS agradece a oportunidade e continuará a participar em iniciativas futuras.


Workshop de Introdução à Recuperação de Animais Silvestres na Escola Superior Agrária de Bragança.


Nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2016 decorreu um Workshop de Introdução à Recuperação de Animais Silvestres na Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB).



Este evento foi dirigido a estudantes de Enfermagem Veterinária e foi organizado pela ESAB e Associação ALDEIA / CERVAS.




O primeiro dia foi totalmente prático e permitiu aos estudantes aumentar o seu conhecimento sobre identificação de animais silvestres autóctones.



Outras componentes foram a captura e manipulação, exame físico, ligaduras e administrações, tendo sido apresentadas e treinadas algumas técnicas básicas.



No segundo dia foi apresentado o trabalho do CERVAS, principios básicos, conceitos gerais e instalações necessárias para o funcionamento dos centros de recuperação.




A ALDEIA/CERVAS agradece à ESAB e em particular aos professores Hélder Quintas e Paulo Cortez pela organização do evento e a todos os participantes pelo interesse e apoio ao trabalho do centro. Fica também a disponibilidade e interesse para novas actividades em parceria.

20ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu em Gouveia e Seia.


A 20ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu em Gouveia e Seia entre 9 e 11 de Dezembro de 2016.



Tal como em edições anteriores, este evento teve início na Casa da Torre, em Gouveia, incluiu uma visita às instalações do CERVAS e terminou no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) em Seia.



Mais de 40 pessoas de diversas zonas do país frequentaram o workshop e tiveram oportunidade de contactar de perto com a realidade da recuperaçao de fauna selvagem em Portugal.



O programa incluiu informação sobre identificação de espécies autóctones, principais básicos de funcionamento e instalações necessárias num centro, captura, manipulação, exame físico, ligaduras e administrações, sendo de destacar uma componente totalmente prática com cadáveres de 60 espécies de animais selvagens.



Os participantes ainda tiveram a possibilidade de participar na devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba) com o músico Miguel Araújo em Gouveia.



O CERVAS agradece ao CISE / Município de Seia e ao Posto de Turismo / Município de Gouveia pela colaboração e apoio logístico e a todos os participantes pelo interesse e apoio ao trabalho do centro.

O Miguel Araújo devolveu à Natureza uma coruja-das-torres em Gouveia.


No dia 10 de Dezembro de 2016 o músico Miguel Araújo devolveu à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) em Gouveia.




O Miguel Araújo aceitou amavelmente o convite do CERVAS e do Município de Gouveia para esta acção, que decorreu antes do seu concerto na cidade.



A coruja-das-torres tinha estado em recuperação no centro durante cerca de um ano após ter ingressado quando ainda era uma cria, com problemas de crescimento de penas.



O processo de recuperação consistiu em treino de voo, caça e socialização com outras aves da mesma espécie, enquanto se aguardou pelo processo de muda natural da plumagem de voo.




A devolução à Natureza decorreu ao início da noite na presença de toda a equipa do Miguel Araújo e dos participantes na XX edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.


O CERVAS agradece ao Miguel Araújo e a todos os que o acompanharam, pela disponibilidade, simpatia e interesse demonstrados, bem como pelas palavras proferidas durante o concerto a respeito do momento da devolução à Natureza da "Laura".


Fica ainda o agradecimento ao Município de Gouveia, nomeadamente ao Rui da Eufrázia, por mais esta colaboração na divulgação do trabalho do CERVAS e ao Diogo Oliveira pela cedência de fotografias.

Devolução à Natureza de 1 guarda-rios em Trancoso


No dia 29 de Novembro de 2016 foi devolvido à Natureza um guarda-rios (Alcedo atthis) em Trancoso, nas instalações da Escola Básica, 2,3.



Esta ave tinha sido encontrada pelos próprios alunos da escola após colisão contra uma estrutura de vidro e foi de imediato encaminhada para o CERVAS pelos professores que a entregaram ao SEPNA/GNR de Pinhel.



A rapidez na recolha e entrega por parte da escola e o eficaz encaminhamento imediato do SEPNA/GNR de Pinhel foram decisivos para a recuperação desta ave, de difícil manutenção em cativeiro, que no momento do ingresso no CERVAS apresentava sintomatologia neurológica resultante do trauma violento.



Como as lesões não eram graves o processo de recuperação foi rápido e a devolução à Natureza teve lugar na própria escola, a poucos metros de uma linha de água num habitat adequado para a espécie, na presença da comunidade escolar.



O CERVAS agradece à EB 2,3 de Trancoso, em especial a todas as pessoas envolvidas na recolha da ave, e está disponível para futuras acções que contribuam para a Educação Ambiental das crianças de Trancoso.



O CERVAS participou no Dia da Floresta Autóctone em Manteigas


No dia 29 de Novembro de 2016 o CERVAS participou nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone em Manteigas.



Esta actividade foi organizada pelo Município de Manteigas, tal como nos anos anteriores, e, para além do CERVAS, que apresentou a Fauna da Serra da Estrela, contou com a participação da Quercus, que apresentou o projecto LIFE Taxus.



O público-alvo foram as crianças do 1º ao 4º ano da escola do 1º ciclo e do 7º ano da escola C+S de Manteigas.


O CERVAS agradece ao Município de Manteigas por mais este convite e continua disponível para futuras acções que contribuam para a divulgação e conservação da biodiversidade da região.

Fotos: Município de Manteigas