Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2019

O CERVAS participou no Observaria 2019


Entre 11 e 14 de Abril de 2019 o CERVAS participou na 4ª edição do Observaria - Estarreja Birdwatching Fair, que decorreu em Salreu.




Este evento foi organizado foi organizado pelo Município de Estarreja e ICNF e teve um extenso e diversificado programa de actividades, para o qual o CERVAS contribuiu com acções de educação ambiental, formação e divulgação so seu trabalho.




Durante o primeiro dia, dedicado principalmente às crianças, foram dinamizadas várias oficinas sobre fauna selvagem e foi devolvida à Natureza uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) que tinha estado em recuperação no CERVAS após colisão contra um cabo de electricidade.




Durante os três dias seguintes, o CERVAS dinamizou um espaço de divulgação do seu trabalho, onde realizou de forma contínua e permanente dezenas de oficinas sobre fauna selvagem para a população, com particular destaque para as famílias. No último dia, decorreu ainda um mini-workshop de introdução à recuperação de aves selvagens.





Ao lado do espaço do CERVAS foi apresentada a exposição de fotografia colectiva Aves de Rapina Nocturnas em Portugal, preparada no âmbito do STRI.




O CERVAS felicita a organização do Observaria 2019 por mais esta excelente edição, agradece o convite e o apoio ao trabalho do centro e continua disponível e interessado em continuar a colaborar nas próximas edições.

Devolução à Natureza de 1 cegonha-branca na abertura do Observaria 2019 em Salreu, Estarreja


No dia 11 de Abril de 2019 teve início a 4ª edição do Observaria em Salreu, Estarreja, e o CERVAS participou no dia dedicado a actividades com escolas.



Uma das actividades foi a devolução à Natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) que tinha estado em recuperação no CERVAS após colisão com uma linha eléctrica.



O CERVAS agradece à organização do Observaria 2019 pelo convite e oportunidade de divulgação do seu trabalho e continua interessado em futuras parcerias.




Devolução à Natureza de 1 milhafre-preto no Dia Nacional dos Moinhos com a Charcos & Companhia em Calvão, Vagos


No dia 7 de Abril de 2019, o Dia Nacional dos Moinhos, o CERVAS foi convidado pela Charcos & Companhia, para devolver à Natureza um milhafre-preto (Milvus migrans) durante o evento.



Esta actividade decorreu em Calvão, no concelho de Vagos, e teve como mote a celebração da recuperação do Moinho do Ti Pascoal.



O CERVAS agradece Charcos & Companhia e Junta de Freguesia de Calvão por mais este convite e oportunidade de divulgação do trabalho do centro e continua disponível para futuras acções em parceria.




Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda com a Escola Secundária do Fundão


No dia 3 de Abril de 2019 o CERVAS dinamizou várias oficinas sobre fauna selvagem na Escola Secundária do Fundão.

Foto: Tânia Araújo


Estas actividades decorreram no âmbito de um Bioblitz que teve como objectivo registar espécies e divulgar as ferramentas actualmente disponíveis para os cidadãos contribuirem para a monitorização da biodiversidade.

Foto: Tânia Araújo

Foto: Tânia Araújo

No final foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) que tinha estado em recuperação no CERVAS.

Foto: Tânia Araújo


O CERVAS agradece o convite, o interesse demonstrado e apoio dos alunos e professores, em especial à Prof. Teresa Correia e à Tânia Araújo, e está disponível para futuras acções em parceria.

Foto: Tânia Araújo


O CERVAS recebeu a visita da Escola Básica de Jugueiros, Viseu


No dia 4 de Abril de 2019 o CERVAS recebeu a visita de crianças e educadoras da Escola Básica de Jugueiros, Viseu.



Divididos em dois grupos, visitando alternadamente as instalações do Parque Ecológico de Gouveia e o CERVAS, os alunos e professoras ficaram a conhecer alguns dos animais selvagens da região e as problemáticas que levam ao seu ingresso no centro.



O CERVAS agradece à EB de Jugueiros pelo interesse e aos Município de Viseu e Gouveia pela organização da visita, e está disponível para futuras acções em parceria.



III Passeio de Observação de Aves do Geopark Estrela em Fornos de Algodres


No dia 31 de Março de 2019 decorreu em Fornos de Algodres o III Passeio de Observação de Aves do Geopark Estrela.




Tal como os passeios nos anos anteriores, na Guarda em 2017 e em Belmonte em 2018, esta actividade foi organizada pelo Geopark Estrela, com a colaboração do Município de Fornos de Algodres e Junta de Freguesia de Figueiró da Granja, ficando a cargo do CERVAS a dinamização da observação e identificação de aves. 




Durante a manhã foram realizados percursos ao longo da ribeira da Muxagata e em Figueiró da Granja e durante a tarde foi visitada a Fraga da Pena e Vila Soeiro do Chão.





No total foram registadas 61 espécies de aves, sendo de destacar as observações de abutre-preto (Aegypius monachus) ou pica-pau-galego (Dendrocopos minor).




O CERVAS agradece ao Geopark Estrela pelo convite e organização de mais este evento e ao Município de Fornos de Algodres pelo empenho e motivação para dinamização do turismo de observação da Natureza e está disponível para futuras acções em parceria.