Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2019

Devolução à Natureza de 1 gavião em Barril do Alva, Arganil


No dia 17 de Agosto de 2019 foi devolvido à Natureza um gavião (Accipiter nisus) em Barril do Alva, em Arganil.


Esta acção decorreu durante o mercado mensal que decorre no local, junto ao rio Alva, e no qual o CERVAS tem estado presente para divulgação do seu trabalho.


Este gavião tinha ingressado no CERVAS quando era uma pequena cria, após corte da árvore onde se encontrava no ninho e o processo de recuperação consistiu em alimentação, treino de voo e socialização com outras aves da mesma espécie.


O CERVAS agradece ao John Butt pelo trabalho de divulgação do centro e angariação de fundos neste e noutros eventos, e a todos os participantes pelo apoio e interesse demonstrados.





Devolução à Natureza de 2 mochos-d´orelhas em Vinhó (Gouveia)


No dia 15 de Agosto de 2019 foram devolvidos à Natureza dois mochos-d´orelhas (Otus scops) em Vinhó, Gouveia.




Estas aves tinham sido encontradas no chão quando eram pequenas crias e o seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada, treino de voo, caça e socialização com outras aves da mesma espécie.




A devolução à Natureza de ambas as aves decorreu numa zona onde a espécie ocorre, numa área florestal junto a campos agrícolas.



Devolução à Natureza de 1 mocho-galego em Válega, Ovar


No dia 13 de Agosto de 2019 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Válega, Ovar.


Esta actividade foi organizada pela Associação Amigos do Cáster, que tem apoiado o CERVAS, e a Junta de Freguesia local.


Este mocho-galego tinha sido atropelado e apresentava sinais de descoordenação motora no momento do ingresso no CERVAS, tendo sido tratado e depois colocado em contacto com outras aves da mesma espécie para treino de voo, caça e socialização.


O CERVAS agradece à Associação Amigos do Cáster, e em especial ao Carlos Ramos, pelo apoio e interesse no trabalho do centro e mantém disponibilidade para futuras acções em parceria.



Devolução à Natureza de 5 cegonhas-brancas em Coimbra e Salreu (Estarreja)


Nos dias 12 e 13 de Agosto de 2019 foram devolvidas às Natureza cinco cegonhas-brancas (Ciconia ciconia).



As primeiras três foram libertadas junto a campos agrícolas nas imediações da Mata Nacional do Choupal e outras duas regressaram à Natureza no Bioria, em Salreu (Estarreja), a cujos técnicos o CERVAS agradece a colaboração na dinamização da acção com escuteiros e outras pessoas que visitavam o local.




Todas as aves eram juvenis, três delas tinham caído do ninho, uma sofreu uma electrocussão e outra colisão contra uma linha eléctrica.




Devolução à Natureza de 1 coruja-das-torres em Assafarge, Coimbra


No dia 12 de Agosto de 2019 foi devolvida à Natureza um coruja-das-torres (Tyto alba) em Assafarge, Coimbra.



Esta ave tinha sido encontrada dentro das instalações do Centro Recreativo de Assafarge e encaminhada de imediato para o CERVAS através do Grupo Coral e Clube de Natureza e Património local, tendo-se verificado que estava muito magra e com fios agarrados às patas.



O processo de recuperação consistiu em remoção dos fios, alimentação adequada e treino de voo, caça e socialização com outras aves da mesma espécie.


A devolução à Natureza decorreu numa zona agrícola e foi organizada pelo Clube de Natureza e Património de Assafarge, Grupo Coral e Junta de Freguesia local, a quem agradecemos toda a colaboração, empenho e apoio ao trabalho do CERVAS.


Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato na Mata Nacional do Choupal


No dia 12 de Agosto de 2019 foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) na Mata Nacional do Choupal (MNC) em Coimbra.



Esta ave tinha sido atropelada e foi entregue pelas pessoas que a recolheram ao ICNF (polo de recepção de animais selvagens da MNC), que por sua vez a encaminhou para o CERVAS.



O processo de recuperação consistiu em repouso, alimentação, treino de voo e socialização em contacto com outras aves da mesma espécie a devolução à Natureza decorreu num local próximo de onde a coruja tinha sido encontrada.



Devolução à Natureza de 1 gralha-preta com a Aninhas & Crianças em Coimbra


No dia 12 de Agosto de 2019 foi devolvida à Natureza uma gralha-preta (Corvus corone) em Coimbra.



Esta actividade foi integrada nas Oficinas de Verão promovidas pela Aninhas & Crianças e consistiu numa conversa com as crianças sobre fauna selvagem e sobre o trabalho de CERVAS e de seguida a libertação da ave.



O CERVAS agradece à Aninhas e Crianças pelo convite e continua disponível para futuras acções em parceria.


Devolução à Natureza de 2 açores em Gouveia


No dia 11 de Agosto de 2019 foram devolvidos à Natureza dois açores (Accipiter gentilis) em Gouveia.



Ambas as aves eram juvenis e tinham ingressado no CERVAS após corte da árvore onde estava no ninho, num dos casos, e após colisão contra uma estrutura no outro.



No caso do açor que caiu do ninho o processo de recuperação consistiu em alimentação adequada, socialização com outros indivíduos durante o tempo necessário para o desenvolvimento da plumagem. No caso do açor que sofreu colisão, não havia lesões graves e foi suficiente um período de repouso.



A devolução à Natureza decorreu numa zona florestal próxima de uma linha de água num habitat adequado à espécie.


Devolução à Natureza de 4 mochos-d´orelhas em Gouveia


No dia 10 de Agosto de 2019 foram devolvidos à Natureza 4 mochos-d´orelhas (Otus scops) em Gouveia.


Todas as aves eram juvenis que tinham ingressado no CERVAS quando eram pequenas crias, após terem saído precocemente do ninho.




Os processos de recuperação consistiram em alimentação adequada, treino de voo, caça e socialização com outras aves da mesma espécie e a devolução à Natureza decorreu junto a uma zona florestal onde a espécie ocorre.