Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2017

Devolução à Natureza de 1 abelharuco em Gouveia


No dia 28 de Agosto de 2017 foi devolvido à Natureza um abelharuco (Merops apiaster) em Gouveia.


Esta ave tinha ingressado no CERVAS através do SEPNA/GNR de Mangualde no dia 19 de Julho de 2017 e apresentava uma fractura numa das asas, provavelmente devido a colisão com alguma estrutura.


O processo de recuperação consistiu em imobilização do membro afectado durante cerca de 3 semanas, alimentação com insectos e treino de voo.


A devolução à Natureza decorreu num local onde a espécie está presente, onde ocorrem bandos com muitos indivíduos nesta época do ano, altura em que decorre a migração para África.


O CERVAS dinamizou saída de campo para observação de aves na Serra da Freita com o Arouca Geopark


No dia 18 de Agosto de 2017 o CERVAS colaborou com o Geopark Arouca na dinamização de uma saída de campo para observação de aves na Serra da Freita.





Esta actividade fez parte do programa de actividades do Ciência Viva no Verão e teve como objectivo das a conhecer a diversidade de aves existentes na Serra da Freita durante os meses de Verão.


Torcicolo (Jynx torquilla)



Durante cerca de 6 horas foram percorridos diferentes habitates da serra e foi possível detectar 37 espécies, sendo de destacar as boas oportunidades de observação de torcicolo (Jynx torquilla), águia-cobreira (Circaetus gallicus), petinha-dos-campos (Anthus campestris) ou chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe).



Petinha-dos-campos (Anthus campestris)


O CERVAS agradece ao Arouca Geopark pelo convite e está disponível para futuras acções em parceria.

A ANAS trouxe as suas Oficinas de Verão a Gouveia


No dia 16 de Agosto de 2017 o CERVAS recebeu a visita das Oficinas de Verão da Associação Nacional dos Animadores Sociais (ANAS), de Coimbra.





As crianças e monitores da ANAS começaram por visitar a Casa da Torre, onde ficaram a conhecer melhor o trabalho do centro e a fauna selvagem da região, tendo de seguida visitado o CERVAS.





A hora do almoço foi de contacto directo com a Natureza no espaço florestal do Curral do Negro, onde foi devolvida à Natureza uma jovem águia-calçada (Aquila pennata) que tinha ingressado no CERVAS quando era uma cria, ao que se seguiu uma acção de limpeza de lixo existente na floresta.




Após o almoço o grupo dirigiu-se para a praia do Vale do Rossim, onde passou parte da tarde a tomar banho e a divertir-se neste espaço balnear dentro do Parque Natural da Serra da Estrela.





O CERVAS agradece mais uma vez à ANAS pelo interesse no trabalho do centro e continua disponível para futuras acções em parceria.

O CERVAS participou nas Festas do Senhor do Calvário 2017 em Gouveia


Entre 10 e 14 de Agosto de 2017 decorreram as Festas do Senhor do Calvário em Gouveia e, tal como nos anos anteriores, o CERVAS dinamizou um espaço de divulgação do seu trabalho na IX Mostra Associativa, organizada pela CLDS 3G - Projecto Int3Grar.



Durante os vários dias em que decorreu o evento o CERVAS recebeu visitantes no seu espaço, apresentou breves palestras utilizando material biológico relacionado com a fauna selvagem da região e divulgou o seu trabalho a todas as pessoas e entidades interessadas.



Foram também devolvidas à Natureza, duas corujas-das-torres (Tyto alba), com a Isaura e Best Youth, e um mocho-galego (Athene noctua) com participantes nas Festas.




Devolução à Natureza de 1 mocho-galego em Gouveia


No dia 13 de Agosto de 2017 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Gouveia.



Esta ave tinha ingressado no CERVAS quando ainda era uma pequena cria após ter sido recolhida no chão por um particular que o encaminhou directamente para o centro.



O processo de recuperação consistiu em alimentação, treino de voo, caça e socialização com outros mochos-galegos de diferentes idades e a devolução à Natureza decorreu ao final da tarde junto a uma área agrícola onde a espécie ocorre.



Best Youth e Isaura devolveram à Natureza 2 corujas-das-torres em Gouveia


No dia 10 de Agosto de 2017 foram devolvidas à Natureza duas corujas-das-torres (Tyto alba) em Gouveia.



Esta acção decorreu durante o primeiro dia das Festas do Senhor do Calvário em Gouveia e contou com a participação dos músicos Best Youth e Isaura, que actuaram nesse dia.



A primeira coruja-das-torres, libertada pela Isaura, tinha ingressado debilitada, e com descoordenação motora após algum trauma de origem desconhecida.




A segunda ave, libertada pelos Best Youth, tinha sido vítima de atropelamento e apresentava uma fractura numa das asas no momento do ingresso no centro.



Em ambos os casos as aves foram entregues ao CERVAS pelo SEPNA/GNR e os processos de recuperação consistiram em tratamento das lesões e posteriormente treino de voo, caça e socialização com outras corujas-das-torres de diferentes idades.



O CERVAS agradece à Isaura e aos Best Youth pelo interesse e pelo apoio na divulgação do trabalho do centro e ao Município pelo habitual apoio na dinamização deste tipo de acções.