O CERVAS dinamizou 3 workshops de recuperação de aves selvagens nos Açores
Entre 14 e 19 de Maio de 2018 o CERVAS colaborou com a Direcção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) / Governo dos Açores na dinamização de 3 workshops.
Estas acções foram dedicadas ao tema da recuperação de aves selvagens e a sua organização foi realizada no âmbito do projecto LuMinAves.
A primeira acção decorreu em Ponta Delgada, S. Miguel nos dias 14 e 15 de Maio, local onde foi recentemente inaugurado um centro de recuperação de aves selvagens e onde o CERVAS já tinha dinamizado outras acções semelhantes em 2013 (Ponta Delgada e Povoação).
O segundo workshop teve lugar a 16 e 17 de Maio no Pico, onde funciona o centro de recuperação de aves selvagens desde 2014, ano em que o CERVAS também dinamizou uma acção nesta ilha.
Finalmente, a 18 e 19 de Maio, foi realizado o workshop na ilha do Corvo, onde nunca tinha sido realizada nenhuma acção deste género, e onde está instalado o centro de recuperação mais antigo da rede de centros do arquipélago dos Açores.
Em todas as acções houve um primeiro dia de comunicações orais onde o CERVAS apresentou o seu trabalho e abordou temas relacionados com captura, contenção, exame físico e casos clínicos mais frequentes em aves que ocorrem nos Açores, sendo o segundo dia totalmente prático de forma a permitir aos formandos o treino de várias técnicas básicas.
O CERVAS agradece à DRAM / Governo dos Açores pelo convite e por toda a colaboração, em especial à Sofia Garcia, à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) - Açores pelo apoio, e está disponível para continuar a colaborar para que a rede de centros de recuperação de aves do arquipélago continue a evoluir.
Comentários