Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela, 7ª edição
Nos dias 17 e 18 de Fevereiro de 2018 decorreu a 7ª edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela.
Esta actividade foi organizada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), CERVAS / Associação ALDEIA e Aldeias de Montanha e contou com a participanção de participantes oriundos de várias partes de Portugal e Espanha.
Durante o primeiro dia foram realizadas saídas de campo em zonas agrícolas e próximas de linhas de água de Seia e Gouveia, nomeadamente na Baixa do Rio Seia, Aeródromo de Pinhanços, Rio Torto e Lagoas de Arcozelo.
No final do dia decorreram palestras no CISE sobre as Aves Invernantes e os melhores locais para as observar na Serra da Estrela e sobre as migrações e as adaptações das aves ao frio.
O segundo dia começou com uma sessão demonstrativa de captura e anilhagem de aves no espaço do CERVAS dinamizada pelo Prof. António Luis do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
Foram capturadas 6 passeriformes de diferentes espécies que foram identificados, anilhados e devolvidos à Natureza pelos participantes no workshop no mesmo local onde foram capturados.
É de destacar que uma das aves, um melro-preto (Turdus merula) adulto já tinha sido anilhado no CERVAS em 2014.
Depois de uma breve apresentação do trabalho do CERVAS as actividades de campo continuaram e foram visitados vários locais em Gouveia (Ribeira), Seia (Torre), Covilhã (Quinta do Tapado e Quinta Branca) e Manteigas (São Gabriel).
No total foram registadas 71 espécies, sendo de destacar as que invernam na região como a narceja (Gallinago gallinago), abibe (Vanellus vanellus), petinha-ribeirinha (Anthus spinoletta) ou o milhafre-real (Milvus milvus).
Comentários