Devolução à Natureza de 1 flamingo na Figueira da Foz
No dia 28 de Setembro de 2017 foi devolvido à Natureza um flamingo (Phoenicopterus roseus) na ilha da Morraceira, Figueira da Foz.
Esta ave tinha sido encontrada na ria de Aveiro, na Murtosa, com vários ferimentos no corpo provocados por ataque de cães, tendo sido encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM / Ecomare), que por sua vez o enviou para o CERVAS com o apoio de vigilantes da Natureza da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto / Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O processo de recuperação demorou cerca de 1 mês e consistiu em tratamento das feridas (limpeza e antibioterapia), repouso, alimentação (maioritariamente forçada, por sonda) até o flamingo estar preparado para o regresso à Natureza.
A devolução à Natureza decorreu num local adequado à espécie e onde foi possível integrar de imediato e de forma tranquila o flamingo recuperado num grupo de outros indivíduos.
O CERVAS agradece aos técnicos do CRAM e do ICNF que prestaram os primeiros cuidados ao flamingo e o transportaram para o centro de forma rápida e eficaz, o que contribuiu de forma decisiva para a recuperação da ave e ainda ao Paulo Tenreiro e Luis Silva pelas sugestões de local de devolução à Natureza.
Comentários