Devolução à Natureza de 4 tartaranhões-caçadores em Mogadouro, no Parque Natural do Douro Internacional.
No dia 15 de Julho de 2017 foram devolvidos à Natureza quatro tartaranhões-caçadores (Circus pygargus) em Urrós, Mogadouro, no Parque Natural do Douro Internacional.
Estas aves tinham sido recolhidas por agricultores durante a ceifa após passarem acidentalmente por cima do ninho que encontrava no meio do cereal. De imediato entregaram as aves ao SEPNA/GNR e Parque Natural do Douro Internacional, que as encaminharam para o CERVAS.
O processo de recuperação consistiu em alimentação, manutenção das aves em grupo sempre com o mínimo de contacto com humanos, treino de voo e caça em instalações exteriores. É de destacar a enorme quantidade de ratos que foram necessários para alimentar as 4 aves, cerca de 600 no total, para que pudessem desenvolver-se da forma mais rápida e natural possível.
A devolução à Natureza foi organizada em parceria com a Palombar, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e Parque Natural do Douro Internacional, entidades que fazem parte do projecto LIFE Rupis, a quem o CERVAS agrade a colaboração e apoio.
O tartaranhão-caçador é uma espécie com estatuto de conservação Em Perigo em Portugal e que tem como principais ameaças a actividade da ceifa, devido ao facto de nidificar no chão, a intensificação da agricultura, o abandono agrícola, o aumento da utilização de agroquímicos, entre outras situações.
Comentários