Devolução à Natureza de 1 guarda-rios em Trancoso


No dia 29 de Novembro de 2016 foi devolvido à Natureza um guarda-rios (Alcedo atthis) em Trancoso, nas instalações da Escola Básica, 2,3.



Esta ave tinha sido encontrada pelos próprios alunos da escola após colisão contra uma estrutura de vidro e foi de imediato encaminhada para o CERVAS pelos professores que a entregaram ao SEPNA/GNR de Pinhel.



A rapidez na recolha e entrega por parte da escola e o eficaz encaminhamento imediato do SEPNA/GNR de Pinhel foram decisivos para a recuperação desta ave, de difícil manutenção em cativeiro, que no momento do ingresso no CERVAS apresentava sintomatologia neurológica resultante do trauma violento.



Como as lesões não eram graves o processo de recuperação foi rápido e a devolução à Natureza teve lugar na própria escola, a poucos metros de uma linha de água num habitat adequado para a espécie, na presença da comunidade escolar.



O CERVAS agradece à EB 2,3 de Trancoso, em especial a todas as pessoas envolvidas na recolha da ave, e está disponível para futuras acções que contribuam para a Educação Ambiental das crianças de Trancoso.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda no aniversário do Parque Natural da Serra da Estrela