O CERVAS participou na G!O Romaria Cultural 2016 em Gouveia


Entre 29 e 31 de Julho de 2016 decorreu a terceira edição da G!O Romaria Cultural, uma inciativa de jovens que dinamizou culturalmente a cidade de Gouveia e o CERVAS esteve mais uma vez presente, abrindo as portas da Casa da Torre e organizando diversas actividades.



As exposições permanentes sobre o trabalho do centro, a fauna selvagem e os habitats da Serra da Estrela foram apresentadas através de visitas guiadas e foi dado um destaque especial aos andorinhões que vivem em Gouveia, tanto pela decoração especial dos espaços como pelas actividades paralelas desenvolvidas.




Para além de diversas acções de devolução à Natureza de andorinhões recuperados no CERVAS foi realizada uma palestra sobre "As Grandes Viagens dos Andorinhões de Gouveia", através da qual se apresentaram algumas das características e curiosidades mais fascinantes da vida destas incríveis aves migratórias.



Durante o evento foram devolvidos à Natureza 4 andorinhões-pálidos  (Apus pallidus) e um preto (Apus apus) que tinham ingressado no centro quando ainda eram pequenas crias que tinham saído precocemente do ninho e caído ao chão.





Foram ainda dinamizadas visitas ao CERVAS para apresentação do trabalho do centro aos participantes da Romaria Cultural e também no âmbito do Ciência Viva no Verão 2016.



Finalmente, no encerramento do evento, foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) junto à capela do Senhor do Calvário, na presença de várias dezenas de participantes na G!O Romaria Cultural.



O CERVAS agradece o convite e todo o esforço e empenho de todas as pessas envolvidas na organização do evento, e está disponível para continuar a colaborar nas próximas edições!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião