Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

terça-feira, 21 de junho de 2016

O CERVAS participou numa caminhada "ornitológica" em Manteigas


No dia 19 de Junho de 2016 a Junta de Freguesia de Santa Maria, Manteigas, dinamizou mais uma caminhada na Serra da Estrela.



O tema principal deste passeio, no qual participaram cerca de 70 participantes de várias regiões do país, foram as aves da Serra da Estrela.



O percurso teve início no centro de Manteigas e terminou no Covão da Ponte, tendo sido registadas 30 espécies diferentes de aves, que, sempre que possível, eram dadas a conhecer aos participantes.



Durante o caminho houve várias paragens para descanso e nesses momentos o CERVAS realizou breves explicações sobre as aves características de cada um dos habitats percorridos, as suas principais características, algumas curiosidades e a melhor forma de as identificar.



O principal objectivo foi divulgar a riqueza ornitológica da Serra da Estrela e o potencial da observação de aves como actividade de lazer, ferramenta de educação ambiental mas também como "produto" turístico da região.



Depois do almoço /convívio que decorreu no espaço florestal do Covão da Ponte, o CERVAS dinamizou uma oficina dedicada à fauna selvagem da Serra da Estrela e depois foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco).



Esta ave tinha ingressado no CERVAS quando ainda era uma pequena cria e o seu processo de recuperação consistiu em alimentação, treino de voo, caça e socialização, em permanente contacto com outras corujas-do-mato.



A devolução à Natureza decorreu numa zona florestal com as condições necessárias para a espécie, na presença de todos os participantes na caminhada e outros frequentadores do local.



O CERVAS agradece o convite da Junta da Freguesia de Santa Maria, o apoio prestado ao trabalho do centro e a oportunidade de divulgação da biodiversidade da Serra da Estrela e está disponível para futuras acções em parceria.

Sem comentários: