O CERVAS participou no Workshop de "Micoturismo e Gastronomia Tradicional - relação de simbiose" na Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia.
No dia 23 de Novembro de 2015 o CERVAS participou no Workshop de Micoturismo e Gastronomia Tradicional - relação de simbiose.
Esta actividade decorreu na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) em Seia e teve um programa que abordou diversas vertentes do Micoturismo na Serra da Estrela.
A primeira parte da participação do CERVAS consistiu numa comunicação oral sobre Micologia e Conservação da Natureza na Serra da Estrela - a experiência da Associação ALDEIA / CERVAS.
Após a sessão de 5 palestas que decorreu durante a manhã, onde foram focados os conceitos básicos sobre micologia, as questões de conservação dos recursos naturais, o aproveitamentre turístico e o potencial de desenvolvimento económico desde uma perspectiva empresarial e ainda a gastronomia, foi realizada uma visita às instalações de uma empresa de produção de cogumelos, a MICONATURIS.
De seguida, novamente nas instalações da ESTH, foi realizada uma saída de campo de iniciação à identificação de cogumelos silvestres, durante a qual os participantes puderam ficar a conhecer alguma da diversidade micológica existente numa zona mista de carvalhal e pinhal.
O CERVAS agradece à ESTH, nomeadamente ao Manuel Salgado, pelo convite, e está disponível para futuras acções em parceria que contribuam para um maior conhecimento e aproveitamento sustentável dos recursos micológicos na Serra da Estrela.
Comentários