Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres na Escola Superior Agrária de Coimbra
No dia 29 de Outubro de 2015 o CERVAS desenvolveu várias actividades de divulgação e Educação Ambiental na Escola Superior Agrária de Coimbra.
As acções foram organizadas em parceria com o Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação Nacional de Animadores Sociais (ANAS).
A primeira acção consistiu numa palestra sobre recuperação de animais selvagens em Portugal, direccionada para estudantes do Mestrado em Ecoturismo, mas aberta à participação de outras pessoas interessadas.
De seguida, no exterior, com um público estudantil ainda mais alargado, foram apresentadas as características das aves de rapina nocturnas existentes em Portugal, como introdução à devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba).
Esta coruja tinha sido encontrada na berma de uma autoestrada, após ter sido atropelada, e encaminhada pela pessoa que a recolheu para o polo de recepção da Mata Nacional do Choupal / ICNF através do SEPNA/GNR.
De seguida a ave foi encaminhada para o CERVAS onde se verificou que apresentava sintomatologia neurológica associada ao trauma violento que tinha sofrido, estava prostrada e com movimentos descoordenados.
O processo de recuperação consistiu em estabilização, alimentação e repouso, e posteriorente treino de voo, caça e socialização com outras corujas-das-torres de diferentes idades.
A devolução à Natureza decorreu ao final da tarde numa zona agrícola próxima de áreas florestais, no interior da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Comentários