Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Devolução à Natureza de 2 corujas-das-torres em Várzea de Candosa, Tábua.


No dia 21 de Julho de 2015 foram devolvidas à Natureza duas corujas-das-torres (Tyto alba) em Várzea de Candosa, Tábua.



Estas aves tinham sido retiradas de uma casa em obras quando ainda eram crias e encaminhadas para o CERVAS através do SEPNA/GNR da Lousã e Reserva Natural do Paul da Arzila / ICNF.



Neste tipo de situações a primeira sugestão do CERVAS é adiar a intervenção no edifício, sempre que possível, para depois de terminada a reprodução das corujas. Só quando não há essa possibilidade, como neste caso, é que os animais devem ser encaminhados para um centro de recuperação, sob orientação das autoridades competentes.

Foto: Paulo Loureiro

                                              Foto: Paulo Loureiro

A devolução à Natureza realizou-se numa zona agrícola na periferia da aldeia, perto da casa de onde as corujas tinham sido retiradas e de seguida foi colocada uma caixa-ninho num local onde a espécie se reproduzia anteriormente, na expectativa de atrair de novo as corujas-das-torres para esse lugar, que reúne óptimas condições para a sua reprodução.

                                             Foto: Paulo Loureiro


                                              Foto: Paulo Loureiro


O CERVAS agradece à população pelo interesse e cuidado demonstrado com as corujas, ao Paulo Loureiro e Ana Plácido por mais esta colaboração na organização de uma acção de educação ambiental e também pela construção e colocação da caixa-ninho, e ainda à equipa do SOS Animal, da SIC, pelo interesse e apoio ao trabalho do CERVAS.

Sem comentários: