Saída de campo para identificação de cogumelos silvestres em Manteigas


No dia 1 de Novembro de 2014 o CERVAS colaborou com o Município de Manteigas na dinamização de uma saída de campo para identificação de cogumelos silvestres.


Esta actividade teve como objectivo divulgar junto da população local a diversidade de cogumelos silvestres existente na Serra da Estrela, em particular no concelho de Manteigas.


Tal como habitualmente, no início da saída foram apresentadas as características mais relevantes que devem ser avaliadas tendo em vista a identificação dos cogumelos e os cuidados a ter para uma recolha sustentável deste recurso.


A primeira parte da actividade decorreu em zonas altas do concelho, com predominância de pinheiros-silvestres, e constatou-se que apesar das elevadas temperaturas registadas no últimos dias, a diversidade fúngica ainda era bastante interessante.


De seguida, já a altitudes mais baixas, a saída teve continuidade em zonas com predominância de castanheiros e carvalhos, para que se pudessem identificar espécies de cogumelos diferentes.


O percurso pedestre teve início na zona do Poço do Inferno e faz parte de um conjunto de rotas dos Trilhos Verdes promovidos pelo Município de Manteigas.


Para além de apresentar uma grande beleza paisagística este percurso permitiu identificar uma grande variedade de espécies de cogumelos, até mesmo algumas pouco comuns na região.


No final da actividade foi realizada uma sessão de identificação de todos os cogumelos recolhidos, tendo sido registadas cerca de 75 espécies.


O CERVAS agradece o interesse do Município de Manteigas na promoção e valorização dos recursos micológicos da região e continua disponível para futuras acções em parceria neste e noutras áreas relacionadas com a divulgação da biodiversidade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião