O CERVAS participou nas comemorações do aniversário da Reserva Natural da Serra da Malcata


No dia 16 de Outubro de 2014 o CERVAS participou nas comemorações do aniversário da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) que decorreram em Penamacor.


Durante a manhã foram realizadas 2 sessões de Educação Ambiental dirigidas às crianças e professores do Centro Escolar de Penamacor, em simultâneo com um wokshop que decorreu na sede da RNSM.


Na primeira sessão participaram as turmas dos 3º e 4º anos e foi apresentado o trabalho do CERVAS, algumas das espécies com que o centro trabalha e as suas principais problemáticas de conservação.


De seguida, durante o intervalo, na presença de todos os alunos, funcionários e professores, foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) que estava em recuperação no CERVAS.


Esta ave tinha ingressado em 2013 com uma fractura e o processo de recuperação foi longo e consistiu em imobilização da asa afectada, e posteriormente treino de voo e musculação em contacto com outras aves de rapina diurnas durante o tempo necessário para a realização da muda de penas.


A devolução à Natureza foi realizada no exterior da escola, junto a uma zona florestal, num habitat adequado à espécie.


Durante a segunda metade da manhã foi realizada uma palestra para as crianças mais jovens, dos 1º e 2º anos, nos mesmos moldes da anterior.


Alguns dos temas que mereceram mais destaque foram o cativeiro ilegal de espécies protegidas, a problemática das espécies exóticas invasoras e ainda o uso ilegal de venenos, no contexto da participação da ALDEIA/CERVAS no projecto LIFE MEDWOLF.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia