Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

sábado, 13 de setembro de 2014

Devolução à Natureza de 3 esquilos-vermelhos em Ventosa, Vouzela


No dia 13 de Setembro de 2014 foram devolvidos à Natureza três esquilos-vermelhos (Sciurus vulgaris) em Ventosa, no concelho de Vouzela.


Estes três mamíferos estavam no seu ninho, quando a árvore onde este se encontrava foi cortada. As pessoas que estavam a realizar trabalhos florestais entregaram de imediato os animais no posto da GNR de Vouzela, ao cuidado do SEPNA de Viseu, que os encaminhou para o CERVAS.


No momento do ingresso não foram detectadas lesões mas como os animais ainda eram pequenas crias tiveram que ser alimentados à mão, com comida mole, durante alguns dias, tendo sido introduzidos gradualmente frutos secos na dieta.


O contacto com humanos foi reduzido ao mínimo indispensável e a partir do momento em que os três esquilos se alimentavam de forma independente passaram para instalações exteriores, com mais espaço e enriquecimento ambiental com troncos e abrigos, para poderem exercitar-se convenientemente.




A devolução à Natureza foi realizada num local próximo de onde os esquilos tinham sido encontrados, num pinhal onde os indícios de presença da espécie eram muito abundantes e o mais afastado possível de estradas movimentadas.



Sem comentários: