Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda e 1 mocho-galego em Oliveira do Conde


No dia 7 de Agosto de 2014 foram devolvidos à Natureza em Oliveira do Conde, Carregal do Sal, uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) e um mocho-galego (Athene noctua).


Tal como no ano anterior, o CERVAS contou com a preciosa colaboração da Cruz Vermelha tendo sido realizada uma breve sessão de esclarecimento prévia às libertações na delegação desta instituição.


A águia-d´asa-redonda tinha sido encontrada ferida no IC12, possivelmente devido a atropelamento, e recolhida por um particular que a encaminhou para o CERVAS através do SEPNA-GNR de Santa Comba Dão.


O processo de recuperação desta ave foi relativamente rápido porque não apresentava fracturas e apenas foi necessário resolver as feridas resultantes do trauma, e, de seguida, teve lugar a fase de treino de voo e musculação em conjunto com outras aves de rapina diurnas.


O mocho-galego tinha sido encontrado dentro da sede da Cruz Vermelha quando ainda era uma pequena cria e, tal como já tinha acontecido no ano anterior com outro animal da mesma espécie, foi encaminhado de imediato para o CERVAS pela Cruz Vermelha através do SEPNA/GNR de Santa Comba Dão.


O processo de recuperação da ave consistiu em alimentação, socialização e treino de voo e caça sempre em contacto com outros mochos-galegos.


A devolução à Natureza de ambas as aves foi realizada junto do polo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, na periferia da aldeia junto a uma boa área de vinhas na proximidade de zonas florestais.


O CERVAS agradece mais uma vez toda a amabilidade e apoio da Cruz Vermelha e também ao Farol da Nossa Terra pela colaboração na divulgação do trabalho do centro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião