Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

À descoberta dos cogumelos e recolha de lixo na Cerca, em Gouveia

No dia 16 de Julho de 2014 às 18h realizou-se uma acção dedicada à identificação de cogumelos silvestres e recolha de lixo na Cerca, em Gouveia. Esta acção foi promovida por um grupo de cidadãos que participam no projecto "Uma Aventura no Mundo da Cidadania", promovida pelo Grupo Aprender em Festa (GAF) e outros parceiros.


O principal objectivo foi a recolha do lixo existente no local, espalhado um pouco por todo o espaço do anfiteatro, mas principalmente no meio da vegetação do bosque. Foram recolhidos vários tipos de lixo, desde garrafas (de plástico e de vidro, algumas delas partidas) a sacos e panos, fios eléctricos, tampas, latas, entre outros materiais, alguns deles bem escondidos por entre as folhas, provavelmente já depositados no local há vários anos.


Um objectivo adicional foi despertar o interesse e aumentar o conhecimento da população local sobre o tema dos cogumelos silvestres, aproveitando o facto das condições climatéricas dos últimos tempos estarem a permitir a existência de espécies que normalmente não são muito comuns nesta época do ano.


Após uma breve introdução, realizada pelo CERVAS, para apresentação de algumas das espécies mais comuns, características mais relevantes para a identificação e cuidados a ter na apanha, os participantes partiram em busca de cogumelos silvestres.


A quantidade de exemplares era interessante para esta época do ano, tendo sido possível detectar várias espécies dos géneros Russula sp. e Boletus sp.


No final da actividade realizou-se um breve balanço e planificação de próximas actividades que contribuam para um maior conhecimento e respeito pelo fantástico espaço da Cerca.

Sem comentários: