Devolução à Natureza de 1 milhafre-preto e 3 cegonhas-brancas na Mata Nacional do Choupal


No dia 17 de Julho de 2014 às 16h foram devolvidos à Natureza um milhafre-preto (Milvus migrans) e três cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra.


O milhafre-preto adulto tinha sido encontrado no chão após ter sofrido uma electrocussão e quando ingressou no CERVAS, após encaminhamento por parte da Reserva Natural do Paul da Arzila, apresentava lesões numa das patas e nas narinas/cera.



O processo de recuperação consistiu no tratamento das feridas e remoção das larvas de mosca existentes nas mesmas, o que é comum ocorrer nas electrocussões, estabilização da ave e, de seguida, treino e musculação em contacto com outras aves de rapina diurnas.



A devolução à Natureza decorreu na presença de vários convidados e pessoas que frequentavam a Mata do Choupal, um local onde a espécie é abundante e, por isso, tal como é habitual, a interacção com outros indivíduos da mesma espécie foi imediata.


As cegonhas-brancas era juvenis que tinham ingressado no CERVAS quando ainda eram pequenas crias, ainda com a plumagem no início do seu desenvolvimento.


Duas delas não apresentavam lesões mas havia uma que tinha uma fractura numa das patas devido à queda precoce do ninho.


O processo de recuperação consistiu na imobilização do membro afectado para resolução da fractura e, em simultâneo foi iniciada a fase de socialização com outras cegonhas, que se prolongou durante os períodos de treino de voo e musculação.


A devolução à Natureza decorreu num local próximo de campos agrícolas frequentados por dezenas de cegonhas nesta época do ano, o que facilita o contacto imediato com outros indivíduos.



Comentários

Cedas & Veredas disse…
Foi com enorme satisfação que assisti ao culminar do vosso excelente trabalho com a devolução destes belos animais. Parabéns

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião