"À descoberta dos cogumelos" com o Jardim de Infância de Gouveia


No dia 2 de Julho de 2014 decorreu mais uma actividade para crianças dedicada aos cogumelos silvestres em Gouveia, na Cerca.


As crianças e educadoras do Jardim de Infância de Gouveia tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o mundo dos cogumelos durante uma actividade em que também identificaram árvores, na sequência de acções prévias integradas no programa Eco-Escolas.


A primeira parte da sessão consistiu numa breve apresentação das características gerais dos cogumelos, a sua importância na floresta e algumas das espécies que se podem comer e as que são tóxicas.


De seguida, os participantes partiram à descoberta dos cogumelos, com grande entusiasmo, interesse e muita atenção, o que lhes permitiu descobrir várias espécies, mesmo as que estavam mais escondidas por entre as folhas dos carvalhos e castanheiros.


Foram detectadas 4 espécies diferentes do género Russula sp., e ainda Trametes versicolor e Boletus reticulatus, o que permitiu realizar uma abordagem inicial à identificação de cogumelos silvestres no campo e despertar a curiosidade para este tema às crianças e educadoras.


O CERVAS agradece o convite para participação na actividade e continua disponível para futuras acções que contribuam para um melhor conhecimento e respeito pela floresta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião