Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda com o Jardim de Infância de Santa Luzia
No dia 20 de Junho de 2014 o CERVAS recebeu a visita das crianças e educadoras do Jardim de Infância de Santa Luzia, Guarda.
Tal como habitualmente o grupo foi dividido de forma a que pudesse ser realizada a visita às diferentes instalações do centro, em simultâneo com uma visita ao Parque Ecológico de Gouveia.
Durante a actividade foram apresentados alguns dos principais grupos de animais selvagens de espécies autóctones que ingressam no CERVAS e os seus principais problemas de conservação.
Uma das problemáticas mais abordadas foi a do cativeiro ilegal de espécies protegidas, pelo facto de ser um dos temas que desperta mais interesse tanto aos mais pequenos como às educadoras.
No final da visita foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) que tinha ingressado durante o ano de 2013 precisamente após ter sido resgatada pelo SEPNA/GNR a um particular que a mantinha em cativeiro ilegal.
O processo de recuperação foi bastante longo principalmente devido ao facto de todas as penas de voo (das asas e cauda) terem sido cortadas intencionalmente pela pessoa que tinha a ave.
Por isso foi necessário permitir que o processo de muda fosse realizado, em simultâneo com o período de socialização e treino de voo em contacto com outras aves de rapina.
O CERVAS agradece o interesse do Jardim de Infância de Santa Luzia e está disponível para futuras acções que contribuam para a educação ambiental dos alunos e educadoras.
Comentários