Devolução à Natureza de uma águia-cobreira no Vale do Rossim.


No dia 5 de Outubro de 2013 às 15:30 foi devolvida à Natureza uma águia-cobreira (Circaetus gallicus) no Vale do Rossim, em Gouveia.


Esta ave tinha sido encontrada ferida após abate ilegal a tiro e ingressou no CERVAS através da Reserva Natural da Serra da Malcata.


A águia apresentava uma fractura numa das asas que, por estar muito bem alinhada, foi possível recuperar num curto espaço de tempo.


Apesar de normalmente o CERVAS optar por libertar aves migratórias apenas até ao dia 15 de Setembro de cada ano, neste caso foi necessário abrir uma excepção. 


Como foi possível realizar todo o processo de recuperação no espaço de um mês e como a espécie ainda ocorre no território nacional até ao mês de Novembro, considerou-se que a libertação deveria ser feita rapidamente, num local com condições óptimas e onde a espécie é vista frequentemente.


A devolução à Natureza foi realizada durante o primeiro dia de uma saída de campo no âmbito do Fim de Semana Europeu de Observação de Aves, um evento no qual ainda foi possível observar várias espécies de aves de rapina migratórias, como é o caso da própria águia-cobreira mas também da ógea (Falco subbuteo), outra espécie característica da Serra da Estrela.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião