Devolução à Natureza de 2 açores em Fornos de Maceira Dão


No dia 14 de Outubro de 2013 foram devolvidos à Natureza dois açores (Accipiter gentilis) em Fornos de Maceira Dão, Mangualde.


Estas aves juvenis, um macho e uma fêmea, tinham ingressado no CERVAS após terem sido encontrados por particulares, e entregues pelo SEPNA/GNR - Mangualde, num dos casos.



Uma delas tinha sido recolhida após queda precoce do ninho e além da plumagem ainda em desenvolvimento apresentava uma fractura num dos membros posteriores.


A outra tinha sido encontrada no chão, debilitada e estava magra, provavelmente por ter dificuldades em obter alimento durante os primeiros dias após a saída do ninho.


Após tratamento das lesões e recuperação da condição física os açores estiveram em contacto com outras aves de rapina diurnas durante as fases de treino de musculação.


O local escolhido para a devolução à Natureza estava a poucos metros de onde tinha sido encontrada uma das aves e estiveram presentes as pessoas que a encontraram, população local, jardins de infância e escolas locais e representantes de diversas entidades, como por exemplo a junta de freguesia e comunicação social regional.



O CERVAS agradece de forma especial ao Sr. António Figueiredo por todo o apoio ao nível da organização da acção e respectiva divulgação.

Comentários

Ana Cláudia disse…
Exclente iniciativa!

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo