Devolução à Natureza de 6 aves selvagens em Porto da Carne
No dia 8 de Abril de 2013 o CERVAS participou numa acção de educação ambiental no Centro Escolar do Vale do Mondego, em Porto da Carne, Guarda.
Esta acção foi organizada pelo SEPNA/GNR da Guarda em parceria com a escola e teve como temática principal a problemática do cativeiro ilegal de aves protegidas.
A primeira parte consistiu numa breve apresentação e jogo dinamizado por elementos da GNR com as crianças, seguida de uma breve intervenção do CERVAS na fase final para apresentar o seu trabalho a alunos, professores e pais que estavam presentes.
Depois, já no exterior, foi realizada uma breve sessão sobre as aves que viriam a ser libertadas, 4 pintassilgos (Carduelis carduelis) e 2 melros-pretos (Turdus merula).
Estas 6 aves, pertencentes a duas das espécies que mais sofrem com o cativeiro ilegal, tinham sido resgatadas a particulares que as mantinham em suas casas.
Após avaliação, alimentação e treino nas instalações do CERVAS, estes animais foram devolvidos à Natureza numa zona próxima a campos agrícolas e olival, um habitat adequado para ambas as espécies.
O CERVAS agradece e enaltece o trabalho que o SEPNA/GNR tem vindo a desenvolver na região no que diz respeito ao combate ao cativeiro ilegal e está sempre disponível para continuar a colaborar em acções futuras que promovam a educação ambiental relacionada com as espécies autóctones.
Comentários