Mini-Workshop Práctico de Necrópsia de Aves Selvagens no CERVAS


Durante os dias 23 e 24 de Março de 2013 a Associação ALDEIA / CERVAS dinamizou o Mini-Workshop Práctico de Necrópsia de Aves Selvagens em Gouveia.


Esta actividade decorreu nas instalações do CERVAS e foram utilizados diversos cadáveres de aves que tinham ingressado mortas no centro ou que morreram durante o processo de recuperação.


O curso foi totalmente práctico e, após uma breve introdução e exemplificação da técnica de necrópsia por parte dos formadores, os 8 formandos, oriundos de diversas zonas do país, tiveram a oportunidade de realizar necrópsias a mais de 30 aves de espécies diferentes durante todo o evento.


O contacto com uma grande diversidade de espécies permitiu abordar diferentes aspectos da anatomia comparada de aves selvagens, e a grande percentagem de aves de rapina que estava disponível permitiu também um estudo detalhado de características relevantes para a determinação de sexo e idade dos vários indivíduos, nomeadamente as biometrias, muda das penas, entre outras.


Sempre que possível foi disponibilizado todo o historial e informação clínica de cada um dos animais para que o exame realizado pudesse ser o mais minucioso possível no sentido de determinar a causa de morte, através da interpretação das lesões detectadas.


Tal como é habitual nas necrópsias realizadas no CERVAS foram recolhidas amostras de vários órgãos de todos os animais para fins de investigação, que é realizada em parceria com diversos investigadores e entidades que têm colaborado com o CERVAS nos últimos anos.


A ALDEIA/CERVAS irá continuar a organizar acções sobre esta temática no futuro, e toda a informação sobre as mesmas será divulgada em www.aldeia.org.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo