Devolução à Natureza de um gavião em Tourais, Seia


No dia 9 de Novembro de 2012 às 10:30 foi devolvido à Natureza um gavião (Accipiter nisus) em Tourais, Seia.


Esta acção decorreu na escola EB2,3 Tourais-Paranhos, local onde a ave tinha sido encontrada ferida após colisão contra uma janela.


Antes da libertação foram realizadas duas sessões de educação ambiental com as crianças durante as quais foi possível apresentar as diferentes espécies de aves de rapina existentes em Portugal e as suas principais características.


O gavião juvenil tinha sido encontrado por um funcionário da escola que o entregou ao CISE, que por sua vez o encaminhou para o CERVAS através de uma equipa da GNR.


No momento do ingresso no CERVAS a ave apresentava descoordenação motora, incapacidade de se manter em pé e problemas numa das asas. Durante o curto processo de recuperação de menos de 1 mês este indivíduo esteve em contacto com outro gavião durante a fase de treino e musculação.


A devolução à Natureza decorreu no interior da área da escola, num local próximo daquele onde tinha sido encontrada ferida e junto a uma área florestal.


O CERVAS agradece a disponibilidade e interesse da escola EB2,3 de Tourais - Paranhos e está disponível para futuras acções de colaboração

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião