Devolução à Natureza de um peneireiro-vulgar na praia fluvial de Loriga
No dia 21 de Agosto de 2012 às 15:30 foi devolvido à Natureza um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) na praia fluvial de Loriga, Seia.
Este ave juvenil tinha sido recolhida por habitantes locais que a encontraram debilitada na via pública, tendo sido encaminhada para o CERVAS por uma equipa de protecção florestal do posto da GNR de Loriga.
Durante o curto período de recuperação, de cerca de 1 mês e meio, o peneireiro terminou o desenvolvimento da plumagem e realizou treinos de voo e caça em conjunto com outras aves da mesma espécie.
O local escolhido, a praia fluvial de Loriga, está próximo de onde a ave tinha sido encontrada e é frequentado por um grande número de pessoas nesta altura do ano, o que permitiu a realização de uma acção de sensibilização para a população.
As cerca de 200 pessoas presentes demonstraram um grande interesse e curiosidade em conhecer a história desta ave bem como outras informações relacionadas com a ecologia, identificação e conservação das aves de rapina.
O CERVAS agradece o acolhimento por parte dos responsáveis pela gestão da praia e toda a simpatia e entusiasmo da população, desde as pessoas que estiveram envolvidas na recolha e encaminhamento da ave até aos turistas que frequentavam o local e que foram surpreendidos com a acção.
Veja o vídeo aqui
Comentários