Devolução à Natureza de 1 mocho-galego e 1 coruja-do-mato em S. Pedro do Sul
No dia 27 de Agosto de 2012 às 19:45 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Vila Maior, S. Pedro do Sul.
Esta ave juvenil tinha ingressado no CERVAS após ter sido apanhada por um gato que a "entregou" ao seu proprietário, que por sua vez a encaminhou directamente para o CERVAS.
No momento do ingresso o mocho ainda estava em estado de choque, apresentava falta de algumas penas de voo mas não tinha lesões graves pelo que a recuperação foi relativamente simples e consistiu em tratamento das lesões e alimentação, com posterior treino de voo e caça em conjunto com outros mochos-galegos.
A devolução à Natureza foi realizada no local onde a ave terá sido apanhada pelo gato e presenciada por cerca de 30 pessoas, maioritariamente habitantes locais.
No mesmo dia, às 20:30, em Arcozelo, S. Pedro do Sul, foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco).
Esta ave tinha sido encontrada ainda muito jovem por uma família que a manteve ao seu cuidado durante várias semanas. Após contactos com várias entidades, estes particulares encaminharam a coruja para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Viseu, de forma a que fosse possível realizar a recuperação em conjunto com outros animais da mesma espécie, o que é fundamental nestas situações com indivíduos muito jovens.
A ave não apresentava lesões e, apesar do prolongado período de contacto com humanos, os sinais de impregnação/domesticação eram praticamente inexistentes, pelo que a evolução física e psicológica do animal decorreu da forma habitual nesta espécie.
A devolução à Natureza foi realizada no local onde a ave tinha sido encontrada, na periferia da aldeia e junto de uma área florestal.
Comentários