Devolução à Natureza de um Açor em Gouveia
No dia 4 de Julho, data da celebração do 9º aniversário da Associação ALDEIA, foi devolvido à Natureza um Açor (Accipiter gentilis) em Gouveia.
Esta actividade foi presenciada por 11 alunas do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de "Serviços de Andares em Hotelaria" do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Seia, no âmbito de uma visita ao CERVAS.
Esta ave tinha ingressado no CERVAS no final de 2011 após ter sido encontrada dentro de um galinheiro. Durante o exame físico foram detectadas lesões antigas compatíveis com um acidente traumático e foram necessários vários meses de treino em contacto com outras aves de rapina para se proceder à recuperação do animal tendo em vista a sua devolução à Natureza, que foi realizada num local próximo de zonas florestais e agrícolas.
Durante a visita de cerca de 45 minutos que precedeu a libertação as alunas tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do centro e discutir alguns aspectos relacionadas com a conservação de algumas espécies protegidas, tendo sido focada com particular destaque a problemática do cativeiro ilegal de passeriformes como por exemplo pintassilgos ou melros, ainda frequente na região, mas também de outras espécies como cágados-mediterrânicos ou aves de rapina.
Comentários