Devolução à Natureza de coruja-do-mato em Vila Cova à Coelheira


No dia 8 de Junho às 20:45 foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) em Vila Cova à Coelheira, Seia.


Esta ave de rapina nocturna tinha ingressado no CERVAS no final de Abril após ter sido encontrada por particulares dentro de uma chaminé de uma casa e de ter sido encaminhada para o centro através do SEPNA/GNR de Gouveia.


Durante o exame físico verificou-se que a ave apresentava a plumagem muito suja e existia uma grande quantidade de cinza nos olhos. Após lavagem e tratamento das lesões oculares, seguiu-se o processo habitual de treino de voo e caça em contacto com outras aves da mesma espécie.


A população da bonita aldeia de Vila Cova à Coelheira demonstrou um enorme interesse no animal e aderiu à iniciativa de devolução à Natureza, tendo sido possível reunir cerca de 40 pessoas a quem foram apresentadas algumas características relacionadas com a identificação, ecologia e comportamento da coruja-do-mato e outras aves de rapina nocturnas, bem como alguns dos principais problemas de conservação das mesmas.





O local escolhido para a libertação, perto de onde a ave tinha sido encontrada mas na periferia da aldeia, encontrava-se próximo de uma interessante área florestal junto ao rio Alva, com campos agrícolas e árvores de fruto, o que constitui um habitat excelente para a espécie.



O CERVAS agradece a amável e calorosa recepção do povo de Vila Cova à Coelheira e deseja que seja possível realizar novas acções de colaboração no futuro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião