Devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda em Pampilhosa, Mealhada


No dia 20 de Abril de 2012 foi devolvida à Natureza uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) em Pampilhosa, Mealhada, numa acção que foi desenvolvida em colaboração com a Câmara Municipal da Mealhada e Centro Educativo da Pampilhosa.


A acção começou com uma sessão de esclarecimento para alunos, professores e funcionários da escola, onde foram abordados alguns aspectos relacionados com o trabalho do CERVAS e sobre a ecologia e características principais da águia-de-asa-redonda.


Posteriormente, para complementar a sessão teórica, foi realizada uma breve aula de campo, na qual os cerca de 200 participantes puderam ficar a conhecer melhor a espécie que estava a ser apresentada e que iria ser devolvida à Natureza.


Esta ave tinha sido encontrada ferida no dia 18-02-2012 por um particular que a detectou na via pública, após ter sofrido algum tipo de acidente traumático. De imediato foi contactado o SEPNA-GNR que recolheu a ave e a entregou à Reserva Natural do Paul da Arzila que por sua vez a encaminhou para o CERVAS.


No centro procedeu-se à avaliação do animal e verificou-se que apresentava uma fractura numa das asas. Após ter sido efectuada a imobilização da asa e tratamentos necessários a ave passou por um processo de treino em conjunto com outras aves de rapina.


Depois de cerca de 2 meses em recuperação, esta águia adulta foi libertada num local muito próximo daquele onde tinha sido encontrada, numa área com campos agrícolas e pequenos bosques.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego