22 de Março de 2012: Devolução à Natureza de 1 águia-calçada

No dia 22 de Março de 2012 às 11:00 procedeu-se à devolução à Natureza de uma águia-calçada (Aquila pennata) na aldeia de Lagarinhos, em Gouveia.


Esta acção foi realizada em conjunto com o Jardim de Infância do Abrigo da Sagrada Família e Escola EB1 de Lagarinhos, integrada na Semana da Floresta promovida pelo Município de Gouveia em colaboração com o Parque Natural da Serra da Estrela e a Associação ALDEIA/CERVAS.

Cerca de 50 pessoas, entre alunos e professores, tiveram a oportunidade de um contacto próximo com uma águia-calçada, e ficaram a conhecer alguns aspectos relacionados com a ecologia e problemas de conservação desta espécie.


Esta ave tinha ingressado no CERVAS em Setembro de 2011, após ter sido recolhida ferida num parque eólico, e apresentava lesões oculares graves, provavelmente causadas pelo embate contra alguma estrutura.


Após alguns meses de recuperação, que passou pelo tratamento das lesões e contacto outras aves de rapina, a ave foi devolvida à Natureza próximo de uma zona florestal rodeada de campos agrícolas, olivais e vinhas, próximo do Rio Mondego, um local adequado para a espécie.


Apesar da ave já estar preparada há algum tempo, só agora, no final do mês de Março, é que se considerou que seria possível proceder à sua libertação visto que se trata de uma espécie migratória que só agora está de regresso ao nosso país.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo