CERVAS na ExpoSerra 2012


Entre 17 e 21 de Fevereiro de 2012 decorreu em Gouveia a 2ª edição da ExpoSerra e a ALDEIA/CERVAS dinamizou um espaço de divulgação do seu trabalho, numa parceria com o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).



O evento registou uma elevada participação por parte da população local, bem como de várias outras regiões do país, sendo de referir que cerca de 650 pessoas entraram no espaço do CERVAS e receberam informações sobre o trabalho do centro bem como sobre a fauna autóctone portuguesa e respectivos aspectos ecológicos e problemas de conservação. É de destacar a breve visita e o interesse demontrado pelo Exmo. Sr. Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, que durante a sua passagem pela ExpoSerra conversou durante breves instantes com os técnicos do CERVAS e PNSE.



O material relacionado com o grupo dos répteis foi um dos que despertou mais curiosidade por parte dos visitantes, tendo sido possível constatar que uma quantidade significativa de pessoas ainda desconhece a ecologia da maior parte das espécies de cobras ou cágados, por exemplo, bem como os aspectos legais relacionados com a conservação das mesmas.


Ao longo dos 5 dias do evento foi possível divulgar informação sobre algumas das ameaças que sofrem estes animais, nomeadamente a problemática das espécies exóticas introduzidas ou o cativeiro ilegal. Como exemplo, é de referir que os técnicos do CERVAS tomaram conhecimento de diversas situações de cativeiro ilegal de cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) em diversos locais do país, tendo sido prestados os esclarecimentos necessários para que se possa proceder à entrega desses animais em centros de recuperação.


Houve um grande interesse dos visitantes em conhecer o trabalho do centro, e para além de diverso material que foi exposto durante a ExpoSerra foram também dinamizadas duas visitas ao CERVAS que envolveram cerca de 30 pessoas.


O CERVAS agradece à entidade organizadora do evento, o Município de Gouveia, através da DLCG-EEM, o convite para participação, e pretende continuar a dinamizar actividades em futuras edições.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia