5 de Outubro de 2011: Saída de Campo - Identificação de Cogumelos Silvestres

No dia 5 de Outubro de 2011 a ALDEIA/CERVAS organizou mais uma saída de campo na Serra da Estrela dedicada à identificação de cogumelos Silvestres.


Nesta actividade estiveram presentes 12 pessoas oriundas de várias zonas do país que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a riqueza micológica da Serra da Estrela nesta época de início de Outono.


Tal como habitualmente, no início do dia foram apresentadas as regras e código de boa conduta no que respeita à colheita de cogumelos silvestres bem como o material necessário para o efeito. Também foram apresentadas as características gerais que devem ser avaliadas para se proceder à identificação.


Os percursos pedestres decorreram maioritariamente em bosques de pinheiros e bétulas, nos quais, apesar da ausência de chuva que tem caracterizado os últimos dias, foi possível detectar uma interessante quantidade e diversidade de espécies de cogumelos.

Gyroporus cyanescens

A maioria das espécies foi identificada no terreno, sendo dadas as explicações necessárias relativas a cada uma delas e possíveis confusões com outras, mas nalguns casos foi feita a recolha para identificação posterior, com recurso a bibliografia e material específico.


No total foram recolhidas para identificação 44 espécies diferentes de cogumelos, tendo sido possível chegar à identificação completa de 37 delas, até ao momento.

A listagem completa de espécies identificadas é a seguinte:

Amanita citrina, Amanita muscaria, Amanita rubescens, Amanita spissa, Amanita vaginata, Armillaria bulbosa, Boletus edulis, Boletus erythropus, Boletus pinophilus, Clitopilus prunulus, Cortinarius mucosus, Cortinarius triumphans, Gonphidius viscidus, Gyroporus cyanescens, Hydnum repandum, Hygrophoropsis aurantiaca, Hypholoma capnoides, Hypholoma fasciculare, Lactarius deliciosus, Lactarius plumbeus, Leccinum scabrum, Leccinum scabrum (for. avelana), Macrolepiota procera, Paxillus involutus, Piptoporus betulinus, Russula aeruginea, Russula adusta, Russula mustelina, Sarcodum squamosus, Scleroderma citrinum, Suillus luteus, Trametes versicolor, Tricholoma equestre, Tricholomopsis rutilans, Xerocomus badius, Xerocomus subtomentosus, Suillus grevillei, Schyzoplylum commune.


As restantes espécies que não foram possíveis de identificar pertenciam aos géneros Amanita, Cortinarius, Inonotus, Leccinum, Pluteus, Russula, Tricholoma e Xerocomus.


A 22 e 23 de Outubro de 2011 a ALDEIA organizará uma nova edição do Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres. Poderá encontrar aqui toda a informação relativa a esta actividade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião