4 de Outubro de 2011: Dia Mundial do Animal em Santa Comba Dão e devolução à Natureza de um mocho-galego
4 de Outubro de 2011, Terça-feira
9:00, Santa Comba Dão - Dia Mundial do Animal
4 de Outubro de 2011, Terça-feira
18:00, Lageosa, Tábua - Devolução à Natureza de um mocho-galego.
9:00, Santa Comba Dão - Dia Mundial do Animal
No âmbito do Dia Mundial do Animal o CERVAS desenvolveu um dia inteiro de actividades em Santa Comba Dão numa acção de colaboração com a autarquia local em que estiveram envolvidas cerca de 600 crianças de 3 centros escolares do concelho.
Durante a manhã foram realizadas acções no Centro Educativo de Santa Comba Dão e no Centro Educativo de São João de Areias e durante a tarde as acções decorreram no Centro Educativo de Treixedo.
O CERVAS agradece à autarquia, em particular à Ana Guerreiro, por todo o empenho na organização desta actividade, que permitiu o contacto próximo com todas as crianças do 1º ciclo de Santa Comba Dão, com quem foi partilhada informação relacionada com a recuperação de fauna selvagem autóctone.
A meio da tarde foi realizada uma saída de campo com um grupo de cerca de 25 crianças, representantes dos vários centros escolares, que realizaram um pequeno percurso junto à Ribeira das Hortas, onde os alunos puderam observar 11 espécies de aves, entre as quais se podem destacar o chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe), o papa-moscas (Ficedula hypoleuca) e a alvéola-cinzenta (Motacilla cinerea).
O principal objectivo desta acção no campo foi despertar o interesse e a curiosidade dos alunos na observação e identificação de fauna selvagem no seu habitat natural.
4 de Outubro de 2011, Terça-feira
18:00, Lageosa, Tábua - Devolução à Natureza de um mocho-galego.
Este mocho-galego (Athene noctua) ingressou no CERVAS no dia 2 de Agosto de 2011 após ter sido vítima de um atropelamento em Lageosa, Tábua. A ave foi recolhida por um particular que o encaminhou para o CERVAS atrávés do SEPNA/GNR da Lousã.
A ave apresentava uma luxação no cotovelo de uma das asas, com um extenso hematoma, e após tratamento das lesões, repouso e posterior treino e musculação foi devolvida à Natureza num local próximo daquele onde foi encontrada, numa zona de campos agrícolas próximos de áreas florestais, num habitat adequado à espécie.
Durante a libertação estiveram presentes cerca de 30 pessoas, na sua maioria habitantes locais, a quem o CERVAS agradece todo o interesse e disponibilidade demonstradas bem como todo o carinho que revelaram pelo animal libertado, que foi baptizado de "Lageosa".
Comentários