31 de Agosto de 2011: Devolução à Natureza de 1 pisco-de-peito-ruivo, 1 gavião, 1 açor e 3 mochos-d´-orelhas

31 de Agosto de 2011, Quarta-feira
13:00, S. Pedro, Gouveia - Devolução à Natureza de um pisco-de-peito-ruivo


Este pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) juvenil foi encontrado por uma voluntária do CERVAS e provavelmente terá embatido nalguma estrutura.


Não se observou qualquer tipo de lesão e após algumas horas de repouso e alimentação a ave foi devolvida à Natureza no local onde tinha sido encontrado, por quatro estudantes de Medicina Veterinária, das Faculdades de Évora, Porto e Vila Real, que estavam a realizar voluntariado no CERVAS.



31 de Agosto de 2011, Quarta-feira
14:00, São Martinho, Seia - Devolução à Natureza de um gavião


Este gavião (Accipiter nisus) ingressou no CERVAS no dia 15 de Agosto e foi recolhido por um particular que o tinha encontrado num terreno próximo de uma habitação, provavelmente após ter sofrido algum acidente traumático. A ave estava magra, apresentava descoordenação motora e tinha hemorragias na cavidade oral, tendo sido tratada, colocada em repouso e posteriormente foi submetida a treinos de voo e caça, em conjunto com outras aves semelhantes.


No momento da libertação estiveram presentes cerca de 20 habitantes de São Martinho, entre os quais as pessoas que encontraram a ave ferida.




31 de Agosto de 2011, Quarta-feira
15:30, Parque Senhora dos Verdes, Cativelos, Gouveia - Devolução à Natureza de um açor


Este açor (Accipiter gentilis) ingressou no CERVAS a 22 de Junho ainda cria, após queda do ninho. Durante o exame físico foram detectadas graves lesões de tricomoníase, uma doença parasitária que afecta as aves, principalmente os indivíduos mais jovens.


Açor em recuperação das lesões de tricomoníase, em diferentes fases do processo

Após tratamento das lesões e recuperação da condição física, a ave foi submetida a treinos de voo e musculação, em contacto com outras aves.


No momento da libertação estiveram presentes cerca de 50 pessoas, principalmente crianças que estavam a desenvolver actividades organizadas pela ABPG e pela ViVaVentura, a quem o CERVAS agradece toda a colaboração na dinamização e divulgação da acção.






31 de Agosto de 2011, Quarta-feira

19:30, Parque Senhora dos Verdes, Cativelos, Gouveia - Devolução à Natureza de três mochos-d´-orelhas


Estes três mochos-d´-orelhas (Otus scops) ingressaram no CERVAS devido a queda de ninho, tendo sido dois deles encontrados por particulares que os encaminharam para o centro através de equipas do SEPNA-GNR de Cantanhede e Santa Comba Dão, e o outro recolhido directamente por técnicos do CERVAS, em Gouveia, no Parque Senhora dos Verdes.



Tendo em conta a ecologia e estratégia de migração da espécie, optou-se por devolver todos os animais num só local, que foi a origem de um deles, o Parque Senhora dos Verdes, em Gouveia, após terem desenvolvido a plumagem, e terem sido submetidos a treinos de voo e caça, em contacto com outros animais da mesma espécie.


No momento da libertação estiveram presentes cerca de 25 pessoas, entre as quais o funcionário da ABPG que encontrou uma das aves, campistas do Parque Senhora dos Verdes, bem como outros particulares e toda a equipa do CERVAS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego