30 de Agosto de 2011: Devolução à Natureza de 2 milhafres-pretos, 2 cegonhas-brancas e 2 corujas-das-torres

30 de Agosto de 2011, Terça-feira 17:30, Mata Nacional do Choupal, Coimbra - Devolução à Natureza de 2 milhafres-pretos (Milvus migrans) e 2 cegonhas-brancas (Ciconia ciconia)

Os dois milhafres-pretos (
Milvus migrans) foram encontrados por particulares que os entregaram na Reserva Natural do Paul da Arzila, que os encaminhou para o CERVAS. O ingresso deveu-se a queda do ninho, nenhuma das aves apresentava lesões e o processo de recuperação consistiu em alimentação adequada, contacto com outras aves da mesma espécie e treinos de voo.


Ambas as cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) apresentavam fracturas do cúbito, um dos ossos das asas, bem como hematomas e escoriações devido aos traumas, tendo o processo de recuperação consistido em alimentação adequada, tratamento das lesões, fisioterapia e posterior treino de voo, em contacto com outros animais da mesma espécie.


No momento das libertações, na Mata Nacional do Choupal, estiveram presentes cerca de 20 pessoas, incluindo visitantes da Mata Nacional do Choupal e outros particulares que tinham tomado conhecimento da acção através da comunicação social, como o Diário de Coimbra e o Diário As Beiras, a quem o CERVAS agradece a divulgação desta e de outras acções.


O CERVAS gostaria de deixar um agradecimento especial à Myriam Kanoun-Boulé, pela colaboração na divulgação das acções e no apoio na recuperação dos animais, bem com aos elementos da Reserva Natural do Paul da Arzila e da Escola Universitária Vasco da Gama que também têm apoiado os processo de recuperação de animais selvagens que têm sido encaminhados para o CERVAS a partir da zona de Coimbra.




30 de Agosto de 2011, Terça-feira
20:00, Casais de S. Clemente, Miranda do Corvo - Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba)

Esta coruja-das-torres (Tyto alba) tinha caído do ninho e foi encontrada por um particular que a entregou ao SEPNA/GNR da Lousã, que a encaminhou para a Reserva Natural do Paul da Arzila. Desta área protegida a ave seguiu para o CERVAS a 25 de Junho, onde foi alimentada, colocada em contacto com aves da mesma espécie e submetida a treinos de voo e caça.


No momento da libertação estiveram presentes 11 pessoas, incluindo a família que tinha encontrado a coruja junto ao ninho quando ainda era cria e que a cuidaram com todas as precauções e dedicação na fase inicial da recuperação até a entregarem às autoridades.



30 de Agosto de 2011, Terça-feira
21:30, Lousã - Devolução à Natureza de uma Coruja-das-torres (Tyto alba)

Esta coruja-das-torres (Tyto alba) tinha sido encontrada numa habitação em construção, embrulhado numa linha e foi encontrada por um particular que a entregou ao SEPNA/GNR da Lousã, que a encaminhou para a Reserva Natural do Paul da Arzila. Quando ingressou no CERVAS, a 30 de Abril, a ave apresentava feridas extensas numa das asas, foi tratada, alimentada, colocada em contacto com aves da mesma espécie e submetida a treinos de voo e caça.


No momento da libertação estiveram presentes os agentes responsáveis pela recolha e envio da ave para o CERVAS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego