Devolução à natureza de sapo-comum e melro-preto

18 de Agosto de 2011, Quinta-feira
22:00 - Devolução à Natureza de um sapo-comum (Bufo bufo)


Um sapo-comum (Bufo bufo) tinha sido entregue no CERVAS por um particular após ter sido encontrado com hemorragias e inflamação num dos olhos, possivelmente causadas por um atropelamento, em Oliveira do Hospital.


Após cerca de 10 dias em recuperação no CERVAS, onde recebeu tratamento específico para as lesões, o animal foi libertado num local próximo de onde tinha sido encontrado, pelos particulares que o tinham recolhido.


Os ingressos de anfíbios no CERVAS têm sido raros, sendo este apenas o segundo sapo-comum que ingressou vivo no centro. A experiência ao nível do maneio e tratamento de anfíbios é ainda muito reduzida, no entanto, torna-se cada vez mais necessária, dada a maior sensibilização das pessoas, que cada vez mais tentam colaborar na recuperação de animais selvagens protegidos, independentemente do tipo de espécie. Os anfíbios são dos grupos mais ameaçados a nível mundial, pelo que os centros de recuperação devem também desempenhar um papel activo na sensibilização para as ameaças e problemas de conservação destes animais.

Conheça melhor o sapo-comum aqui.


20 de Agosto de 2011, Sábado
11:00 - Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)

Um melro-preto (Turdus merula) ingressou no CERVAS após colisão com uma estrutura, provavelmente uma janela ou porta de vidro e foi recolhido por técnicos do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia. No exame físico não foram detectadas lesões graves, apenas ligeira descoordenação motora, pelo que a recuperação do animal foi realizada em 3 dias e consistiu em repouso, alimentação e posterior treino de voo.


A devolução à Natureza foi efectuada por técnicos e voluntários do CERVAS dentro dos terrenos do centro, junto a uma linha de água, num local adequado para a espécie.



Conheça melhor o melro-preto aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião