O Projecto BARN na Escola Secundária de Rocha Peixoto

Na passada terça-feira, dia 26 de Abril de 2011, o Projecto BARN do CERVAS/ALDEIA realizou uma palestra na Escola Secundária de Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim. Esta actividade foi realizada a convite do grupo “UPPA” (Unidos na Protecção e Preservação das Aves de Rapina) e contou com a presença de cerca de 60 participantes, entre alunos e professores.


O grupo “UPPA” nasceu no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Este grupo, composto por cinco alunos do 12º ano da Escola Secundária Rocha Peixoto, escolheu como tema de projecto a desenvolver, a conservação das aves de rapina, não só pelo fascínio por este grupo de aves como pela preocupação como mesmo. o “UPPA” tem como principal objectivo a sensibilização da sociedade por meio da comunidade escolar para protecção e preservação destas aves, tendo para isso realizado várias acções de sensibilização, como visitas de estudo e palestras, como a realizada pelo Projecto BARN.


A acção realizada pelo Projecto BARN iniciou-se com a apresentação do “UPPA” seguindo-se a apresentação do BARN e do CERVAS/ALDEIA. Posteriormente foram abordadas características gerais das aves de rapina e aprofundado o grupo dos Strigiformes (aves de rapinas nocturnas), dando a conhecer este grupo de aves, mostrando características adaptativas destas aves aos hábitos nocturnos. Finalmente foram dadas a conhecer aos participantes nesta acção as 7 espécies de aves de rapina nocturnas que ocorrem em Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego