Gavião devolvido à Natureza em Sta. Comba Dão em Agosto de 2009 sobreviveu 526 dias

No dia 16 de Agosto de 2009 uma fêmea adulta de gavião (Accipiter nisus) tinha sido recolhida por um particular e entregue no CERVAS pelo SEPNA - Santa Comba Dão. A causa de ingresso terá sido trauma por colisão com alguma estrutura, mas durante o exame físico não foram detectadas lesões graves, pelo que o processo de recuperação da ave foi muito rápido, e baseou-se em alimentação, treino de voo e contacto com animais da mesma espécie.

Após 8 dias de recuperação o gavião foi devolvido à Natureza num local próximo daquele onde tinha sido encontrado numa acção em que estiveram presentes escuteiros do Agrupamento de Sta. Comba Dão, membros do EcoClube do Dão, elementos do SEPNA de Sta. Comba Dão e o particular que recolheu a ave.


Segundo as informações recolhidas pela Central Nacional de Anilhagem a ave foi encontrada morta, por colisão contra uma estrutura em vidro, no dia 1 de Fevereiro de 2011, ou seja, 526 dias depois do dia em que foi devolvida à Natureza, a uma distância de 28 km do local original.

A anilhagem das aves devolvidas à Natureza é uma ferramenta de grande importância para a avaliação dos processos de recuperação que são levados a cabo nos centros. A divulgação das acções de devolução à Natureza dos animais recuperados e a sensibilização das populações é muito relevante e contribui para uma maior capacidade de recolha de informações. Sempre que encontrar um animal anilhado, vivo ou morto, deverá entregá-lo às autoridades, que o encaminharão para um centro de recuperação de fauna selvagem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião