Libertações: 20 de Dezembro de 2010

20 de Dezembro de 2010, Segunda-feira
15.15h - Devolução à natureza de um açor (Accipiter gentilis)
16.00h - Devolução à natureza de um bufo-real (Bubo bubo)
Figueira Castelo Rodrigo - Serra da Marofa

Estas duas aves ingressaram no CERVAS debilitadas e desnutridas. Terão procurado alimento numa produção de perdizes e ficado presas nas instalações da unidade de produção. Foram recolhidas e encaminhadas para o centro por intermédio do SEPNA/GNR da Guarda. A recuperação destes dois animais foi relativamente fácil e consistiu numa alimentação adequada de forma a que os animais atingissem o seu peso normal e uma boa condição física. Posteriormente realizaram treinos de voo e caça e estiveram em contacto com animais da mesma espécie. O local de devolução à natureza oferece condições para os requisitos ecológicos das espécies.


No momento de devolução à natureza estiveram presentes cerca de 11 pessoas, entra as quais particulares, técnicos da ATN e do CERVAS, que baptizaram o açor de 'Marofa' e o bufo-real de 'Mateus'.


17.00h - Devolução à natureza de um bufo-real (Bubo bubo)
Arribas de Stº André, Almofala - Figueira de Castelo Rodrigo


Esta ave é uma fêmea adulta que ingressou no CERVAS em 2009 e foi recolhida e encaminhada para o centro por intermédio do SEPNA/GNR - Estremoz. No momento do seu ingresso apresentava lesões compatíveis com electrocussão. O seu processo de recuperação foi lento e demorado e passou por numa primeira fase pelo tratamento das lesões e numa alimentação adequada. Posteriormente esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça de forma a recuperar a boa condição física. A ave foi devolvida à natureza num local que reúne as condições ideais para a espécie.

No momento de devolução à natureza estiveram presentes cerca de 11 pessoas, entra as quais particulares, técnicos da ATN e do CERVAS, que baptizaram a ave de 'Matilde'.

Fique a conhecer um pouco melhor estas espécies aqui (Açor) e aqui (Bufo-real).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia